[Cascavel-pm] Ensinar Perl na Faculdade [Was: EXPLICAÇÃO SOBRE: PUSH, SPLIT e FOREACH.]

Nelson Ferraz nferraz em gmail.com
Quinta Junho 21 11:04:57 PDT 2007

> Quando programo em outras linguagens como Java, me sinto completamente
> incomodado por não existirem hashes de fácil uso (não, eu não quero
> criar um objeto e chamar métodos para cada acesso).
>
> Quando estou manipulando strings em outras linguagens... cadê o split?
> Expressões regulares então, nem se fala...

Hashes e expressões regulares são dois bons exemplos. O conhecimento
destas ferramentas te tornaram um programador melhor pior?

Eu adoraria ver um curso que começasse a ensinar, por exemplo, com a
linguagem Lua, e terminasse estudando o funcionamento do próprio
compilador (que foi desenvolvido em C).

> Mas um dos motivos mais importantes na minha opinião é que seria um
> ótimo filtro: se o aluno está achando C muito difícil talvez ele
> deveria procurar outra carreira. Trocar para um outro curso como
> pedagogia ou literatura. Os futuros mantenedores do código que eles
> iriam ter feito certamente vão se sentir agradecidos.

Por isso eu concordo que os alunos devem passar por C, mais cedo ou
mais tarde (de preferência mais tarde).

Mas esta não é uma boa linguagem para começar.

---

Só como curiosidade: existe um site que mostra como escrever a letra
da música "99 Bottles of Beer" em diversas linguagens de programação.

Em C:

	http://99-bottles-of-beer.net/language-c-116.html

Em Lua:

	http://99-bottles-of-beer.net/language-lua-788.html

Em Perl:

	http://99-bottles-of-beer.net/language-perl-737.html :-)

De todas as implementações, a que eu mais gostei foi em LISP:

	http://99-bottles-of-beer.net/language-lisp-1465.html

[]s

Nelson