[Cascavel-pm] Ensinar Perl na Faculdade [Was: EXPLICAÇÃO SOBRE: PUSH, SPLIT e FOREACH.]

Eden Cardim edencardim em gmail.com
Quinta Junho 21 07:08:05 PDT 2007

On 6/21/07, Luis Motta Campos <luismottacampos em yahoo.co.uk> wrote:
>    Já Haskell ou Lisp em lugar de C podem ser interessantes, mas
> deixam de lado o gerenciamento de memória... eu acho que estudantes
> devem apanhar do gerenciamento de memória para não voltar a cometer
> erros relacionados com isto... ;-)

Bem, depende do foco do curso. Não acho que saber gerenciar memória é
preferível a saber projetar bons algoritmos e sistemas. As vezes a
complexidade do gerenciamento de memória pode ser reduzida por um bom
projeto. Enfim, o meu ponto é de que o estudante tem que ser exposto à
maior variedade de paradigmas possível, e depois escolher o que lhe
for mais conveniente. O problema é que os estudantes tendem a se
acomodar com a primeira linguagem, então dar uma linguagem que
incomode um pouco (por ter que gerenciar memória manualmente, escrever
parênteses demais, etc.) pra motivar o cara a procurar outras opções
por conta própria :)

--
Eden Cardim
Instituto Baiano de Biotecnologia