[Cascavel-pm] Ensinar Perl na Faculdade [Was: EXPLICAÇÃO SOBRE: PUSH, SPLIT e FOREACH.]

Quinta Junho 21 06:34:21 PDT 2007

On Jun 21, 2007, at 3:16 PM, Eden Cardim wrote:

> Acho melhor ensinar Haskell, LISP ou Prolog primeiro. Assim, a pessoa
> não vai passar o resto da vida encucado só com linguagens imperativas.
> É mais ou menos como ensinar alguns idiomas estrangeiros pro seu filho
> antes de ensinar o idioma nativo, é inevitavel que ele aprenda o
> idioma nativo depois. Fazer ao contrário é bem mais difícil.

   Eu nunca tinha pensado nesta aproximação.
   Normalmente, eu sou contra ensinar Perl como primeira linguagem,
exatamente para evitar o tipo de acomodação mental que estas
linguagens (especialmente Prolog e Perl) permitem.

   Já Haskell ou Lisp em lugar de C podem ser interessantes, mas
deixam de lado o gerenciamento de memória... eu acho que estudantes
devem apanhar do gerenciamento de memória para não voltar a cometer
erros relacionados com isto... ;-)

   Claro, eu não sou professor e todo mundo aqui me conhece como o
"Ogro de Plantão"... ;-)
   Putamplexos didáticos!