[Cascavel-pm] Artistic License 2.0

Nelson Ferraz nferraz em gmail.com
Terça Junho 19 05:15:23 PDT 2007

>    Opa! Cuidado! Esta é uma afirmação complicada... você está
> esquecendo das coisas que motivam a indústria e o capitalismo:
>
>    Ter licensas implica poder explorar comercialmente alguma coisa.

O problema não são as licenças, mas o desequilíbrio de poder.

Quando o copyright foi criado, seu objetivo era incentivar a
publicação. Por isso foi dado aos autores um período limitado (na
época de 14 anos após a data da publicação) para explorar sua obra.
Depois disso, a obra caía em domínio público, e o autor precisava
continuar criando.

Isso era válido até o começo do século XX, quando as grandes
corporações começaram a mudar as regras do jogo: assim, o período de
copyright foi aumentado sucessivamente, até chegar à situação atual,
em que o copyright continua 70 anos após, não a publicação, mas a
morte do autor. De que maneira isso contribui para que o autor
publique novas obras, isso escapa totalmente do meu entendimento. Mas
garante um fluxo contínuo de royalties para as corporações -- que
defendem até mesmo que o copyright se torne ilimitado.

Enfim, não precisamos acabar com as licenças, mas restaurar o
equilíbrio que foi perdido enquanto ninguém estava olhando...