[Cascavel-pm] Artistic License 2.0

Terça Junho 19 02:05:42 PDT 2007

On Jun 18, 2007, at 9:52 PM, Adriano Ferreira wrote:

> Em software, sem licenças => sem advogados. É. Não é má idéia.

   Opa! Cuidado! Esta é uma afirmação complicada... você está
esquecendo das coisas que motivam a indústria e o capitalismo:

   Ter licensas implica poder explorar comercialmente alguma coisa.
   É como ter patentes: a gente ama ou odeia, dependendo de que lado
você está do balcão.

> Se você não quer se preocupar com licenças, use Public Domain.

   Isso não é uma licensa também? :-)

> Qualquer um pode fazer qualquer coisa do código que você escreve ;-) É
> radical, mas tem quem use. Por exemplo, SQLite
> (http://sqlite.org/copyright.html). Por outro lado, tem países que não
> aceitam esta cessão de direitos que o domínio público implica.
>
> Mas não venha pedir bom senso das pessoas sem um método de coagir as
> que não tem escrúpulo a não fazer o que não deve.  (Licenças estão
> entre estes métodos.)

   Não. Mas licensas ajudam o mundo a andar para o lado "certo" (para
valores suficientemente vagos de "certo" ;-)
   Putamplexos vendidos ao sistema! ;-)