[Cascavel-pm] SOAP / WebService

Marco A P D'Andrade mdacwb em gmail.com
Terça Junho 5 09:14:47 PDT 2007

Pessoal,

Estou bem atrasado com relação à lista, mas este topico, apesar de bastante
evoluido me chamou atenção...

Eu utilizo o SOAP::Lite desde 2003, em varias aplicações, sendo que a mais
resistente ao tempo foi o aprovisionamento de usuários do Click21.

Um problema que até hoje eu não gastei muito tempo para resolver é a geração
do WSDL, pois o SOAP::Lite não gera(va?), e não vi melhoras neste sentido
recentes, mas claro... eu não me dei ao trabalho de ler todos os changes...
Lembro de sugestões de usar outros modulos do CPAN com suporte à WSDL, mas
não era trivial...

Eu estou em débito até hoje com a comunidade do Rio-PM com a criação de
alguns módulos simples de aprovisionamento de qualquer coisa usando SOAP,
para ilustrar a abordagem... vou tentar recolocar na minha lista de
prioridades ;)

Algo mais efetivo... ma excelente literatura é o 'Programming Web Services
with Perl <http://www.amazon.com/exec/obidos/ASIN/0596002068/majordojo-20>',
com participação do próprio autor do modulo SOAP::Lite (ou o principal
nome). Se eu tivesse tido acesso a este livro antes teria economizado muito
tempo ...

Eu acabei por implementar até uma camada de transporte alternativa
SOAP::Transport::SAS (quase foi SOAP::Transport::MDA), baseada no
SOAP::Transport::TCP com acrescimo de criptografia, e para minha alegria ou
frustração, no livro tinha tudo descrito passo a passo, e bem parecida com a
minha implementação...

Bem, pra ser mais efetivo... quando enfrentar dificuldades (é questão de
tempo ;) ), posta na lista, ou IM-me ( msn/gtalk), e posta resultados na
lista ;)

PS: O principal ponto de dificuldade costuma ser dados complexos
(hash/array) vide exemplos SOAP::Data...

Sds,
Marco Antonio