[Cascavel-pm] Reconhecer com e sem acento

Adriano Ferreira a.r.ferreira em gmail.com
Quarta Julho 18 13:33:41 PDT 2007

On 7/18/07, fernandolouis em terra.com.br <fernandolouis em terra.com.br> wrote:

> Talvez seja bem simples... antes de me falarem RTFM, digo-lhes que já li...
> e tentei usar /gi, mas não deu
>
> O que eu quero é reconhecer uma palavra dentro de uma string, com ou sem
> acentuação.
>
> Por exemplo:
>
> $palavra = "Manual de referência rápida";
>
> if ($palavra =~ /referencia/) { # entrar se achar "referencia" dentro de
> $palavra... mesmo sem acento.
>
> }

Provavelmente, uma das alternativas mais fáceis é converter o texto
para sem acentos e então aplicar expressões regulares ou simples
comparação segundo as suas necessidades.

Para tirar os acentos, pode começar por aqui:

http://perlmonks.org/?node=RFC%3A+How+to+unaccent+text%3F