[Cascavel-pm] [OT] Contratação PJ (Was um monte de coisa off-topic)

Quinta Julho 12 08:08:20 PDT 2007

De: cascavel-pm-bounces+andre.garcia.carneir=terra.com.br em pm.org
Para: "Cascavel Perl Mongers" cascavel-pm em pm.org
Cópia:
Data: Thu, 12 Jul 2007 09:10:28 -0300
Assunto: Re: [Cascavel-pm] [OT] Contratação PJ (Was um monte de coisa off-topic)

> [...]
> um carro peço a pessoa que está dirigindo para respeitar as leis de trânsito
> (muitos amigos me acham um chato por isto). Quando o  meu carro era multado,
> eu pagava as multas. Quando fui parado por policiais pedindo suborno, nunca
> paguei. Não sonego imposto de renda. Em todas as filas que eu entro, entro
> sempre no final e me recuso a "guardar" lugar para quem quer que seja. Ou
> seja, não cometo os pequenos delitos que toda a classe média está acostumada
> a cometer e depois fica com um moralismo simplista dizendo que tudo é culpa

Ponto pra você! Infelizmente tem umas 500 pessoas que fazem exatamente o contrário do que você faz, tem pessoas
que pagam 10000 pro filinho tirar carta sem passar pela prova, e um viadinho desses mata uma família
inteira(não necessariamente por causa disso), e acaba saindo livre porque não há uma movimentação por parte da
sociedade para mudar essas 'coisinhas'...

> Menos André, menos. Qualquer generalização é perigosa, pode ser injusta e as
> vezes pode se tornar preconceituosa.

A apatia existe e é evidente, e é provavelmente a causa de toda a merda que continua acontecendo, e agora bem
mais descaradamente do que nunca. Pelo amor de Deus, o Collor se elegeu!!!!! O Maluf se elegeu!!! E olha que o
voto é dita a única arma que temos para mudar esse tipo de coisa.... então só posso concluir que estamos
ferrados porque o próprio povo nos ferra!

Você pode até achar que eu estou generalizando, mas o fato é que essa é a parcela da população que permite que
isso continue. Então sinto muito, mas não tem como não ver esses fatos.

> Uma leitura atenta do parágrafo (eu li duas vezes) acima coloca todos os
> moradores de favela como beneficiários do bolsa-família, ladrões de água e
> energia elétrica, fuziladores, traficantes, sequestradores, incendiários etc.

Concordo, e peço desculpas por isso, pois sei que não é assim. O que eu quis dizer, é que as pessoas se vendem
por pouco. E não são poucas pessoas. E não estou dizendo que é errado aceitar coisas como o bolsa família. O
que eu não concordo é aceitar que um programa desses poderia ser bem mais extenso e abrangente se os recursos
que o governo tem não fossem gastos com 'extras' de parlamentares que acabam custando milhões todos os anos por
parlamentar... E ainda por cima aceitar coisas como "O orçamento da união já está comprometido esse ano, não
vamos mexer nos salários(de vocês é claro, nos nossos com certeza).... E não se trata de uma questão simplória
como salários, se trata de que a cultura política nesse país se tornou algo tão promíscuo que eu não vejo como
chegar em outra conclusão.

Veja no caso do Rio de Janeiro. Estive lá em 2003 fazendo pós-graduação. As pessoas(cariocas) com as quais
conversei me relataram coisas absurdas, como em casos de pessoas que viviam em bairros de classe média baixa(se
é que isso existe), migrando para as favelas, porque lá, dependendo da região, eles não pagam nada além do
aluguel. Agora eu lhe pergunto, se eles não pagam, quem paga? É óbvio que a companhia de energia não enviará
funcionários para fazer acordos com os traficantes(responsáveis pela situação).

> Falo pelas favelas do Rio de Janeiro, pois conheço de perto algumas. Existe
> sim, pessoas que roubam água e energia elétrica. Mas não são a maioria.
> Existem traficantes e assassinos, que também não são a maoria e por aí vai.

Claro que não são a maioria, mas essa não é a questão. E não importam se são a maioria hoje, o CV e o PCC
também não eram maioria no crime organizado 30 anos atrás... a questão é puramente 'deixar chegar nesse ponto'.
Isso não deveria acontecer, e se acontece, por que ninguém ao menos fala sobre o assunto ? E principalmente,
não reagem?

> Tente ser mais justo e ampliar a sua visão do mundo. Reconhecer que apesar da
> floresta  ser verde, ela é composta de diferentes tons, dados pelas
> diferentes árvores que a compõem.

Eu entendi o que você quis dizer... mas tem situações que realmente me preocupam por aqui. E quando se fala no
mundo empresarial brasileiro, é bom nem começar a discutir...

> Em tempo, aqui no Rio de Janeiro, a CEDAE que é a empresa que fornece água e
> deveria tratar todo o esgoto gerado, há uns três meses tem feito uma operação
> para acabar com o desvio de água. Sabe quem são os maiores fraudadores?
> Condôminios de classe média da Barra da Tijuca, grandes churrascarias, hóteis
> caríssimo da Zona Sul. Se existem traficantes é por que existem consumidores.
> Já disse um bom e honesto delegado no Rio de Janeiro: "Ipanema se veste de
> branco e pede paz durante o dia e cheira todo o pó a noite".

Ué, se é a classe média que tem que pagar a água e energia pra esses moradores da favela, e o governo não faz
nada(e isso não é de hoje), por que(na cabeça dessas pessoas) elas não podem também??? É esse o tipo de
pensamento que é predominante na cultura por aqui. Se 'ele' faz merda, eu também posso! E não vai acontecer
nada, porque com ele também não aconteceu.

Se houvesse uma reação, seja dos moradores do Rio de Janeiro(no caso), ou do governo, ou de quem for, será que
chegaria nesse ponto tão facilmente? Se houvesse a certeza da punição, isso aconteceria? Provavelmente não, e
mesmo se chegasse a acontecer, a punição impediria que outros tentassem também. E agora, é claro. Os condôminos
serão punidos, e os moradores da favela? Eles merecem mais tolerância do que os condôminos??

> Eu não o quero assim e faço nas pequenas atitudes do dia-a-dia a minha pequena
> contribuição para melhorá-lo.

Ponto pra você, também procuro fazer a minha parte. Infelizmente cheguei a conclusão que esse tipo de
individualismo apático não é o suficiente para começar as mudanças. Espero conseguir fazer bem mais do que isso
um dia.

Cheers!

--
André Garcia Carneiro