[Cascavel-pm] Boas desculpas para fazer Refactoring [Was: Refactoring Perl 1 - Extract Method]

Donato Azevedo donatoaz em gmail.com
Segunda Julho 2 13:14:33 PDT 2007

On 6/25/07, Luis Motta Campos <luismottacampos em yahoo.co.uk> wrote:
> [...]

Aonde eu trabalho, o sistema nunca foi refatorado, mas foi costurado e
remendado um zilhão de vezes. As costuras assumiram uma complexidade
tão grande que é impossível definir o que realmente é executado (falta
estruturação). Nestes casos eu nem sei se cabe um refactoring... ou
não sei se existe refactoring de 100%...

>    Claro, se teu chefe acha que ele consegue encontrar outro bacana
> que faz o teu trabalho e não refatora, você corre o risco de ser
> "refatorado" da empresa por atrasar metodicamente todos os teus
> trabalhos...

Isto já aconteceu na empresa, mas o funcionario se refatorou (pulou
fora). E ficou com má fama ( por falta de conhecimento dos que
ficaram) por ser um programador refatorador, ou seja, que liberava o
codigo somente após a segunda ou terceira revisão, ou que antes de
começar algum projeto novo, pesquisava sobre o que já havia sido feito
na web..

>    Eu costumo informar antes que vou atrasar, e os caras às vezes me
> dão tempo para refatorar. Mas é sempre complicado, a gestão sempre
> enxerga refatoramento como "re-trabalho", e eles querem saber que a
> gente produza coisas novas... pelo menos, os gestores orientados a
> resultados (99,999995% de todos os gestores que eu conheço) não se
> importam em ter código que não se pode manter...

O problema com só exigir coisas novas é que isso quebra o famoso ciclo
da melhoria contínua, que por definição, é realimentado. Tem
desenvolvedores na empresa que programam do mesmo jeito há 4 ou 5
anos.... a 5 anos atrás, eu nem sei que versão de perl estava
corrente!

Eu não sou nenhum guru, mas me orgulho de mudar (para melhor) meu
jeito de programar a cada ano...

meus dois centavos...
--
Donato Azevedo