[Cascavel-pm] Utilização der Perl e Ajax

BOO mayakuuri em bol.com.br
Quarta Janeiro 10 15:45:39 PST 2007

  Alex,

  Ajax nada mais é do que a habilidade do javascript em se comunicar com
o servidor.
  Há uns tempos atrás (e até mesmo nos dias de hoje) usava-se muito a
técnica do iframe escondido para carregar javascript dinâmico. Isso foi
a primeira tentativa de se fazer Ajax... Posteriormente foi incorporado
um objeto chamado XMLHttpRequest, foi a partir dai que Ajax ficou
conhecido como ajax (assynchronous javascript and xml). Este novo objeto
é o grande responsável por abrir uma conexão com o servidor, enviar uma
query e receber um valor, que pode ser tanto texto puro como XML.
  Talvez tua maior dificuldade seja conseguir exemplo (como foi o meu
caso no passado).
  Eu desenvolvi uma biblioteca opensource que encapsula os conceitos
principais da tecnologia ajax, chama-se AjaxLib. O site onde tu podes
baixar esta lib é http://ajaxlib.sourceforge.net
  Junto com ela vem diversos exemplos e uma completa documentação.
 Os exemplos contidos lá são com PHP, mas é fácil portá-los para Perl,
basta usar o módulo CGI::Simple (ou outro modulo similar).
  É isso, espero ter colaborado.

  Abraço a todos !

  Igor Garcia