[Cascavel-pm] Encriptar/Ofuscar codigo fonte

Eden Cardim edencardim em gmail.com
Quarta Janeiro 3 04:59:57 PST 2007

On 1/2/07, Matheus Cucoloto <matheuscucoloto em gmail.com> wrote:
> Preciso da ofuscação e ou encriptacao pois esse sistema eh intalado em
> empresas tercerizadas. E o que eu vendo eh apenas a solucao e nao o
> codigo fonte.

Bem, já que você está usando Perl, acho que seria mais fácil você
mudar seu modelo de negócio. Disponibilize sua solução à comunidade
Perl, para que outras pessoas possam colaborar e tornar seu sistema
mais robusto e competitivo, e cobre pela consultoria. É o que o
pessoal do Catalyst, DBIx::Class, Bugzilla, tWiki e várias outras
soluções fazem, e estão indo muito bem. Claro que isso pode ser menos
viável em algumas situações, e só trará retorno a longo prazo,
exatamente como irá ocorrer se você tentar resolver judicialmente. Há
a vantagem de que desenvolver em conjunto com a comunidade é bem mais
divertido do que correr atrás de advogado e puxar saco de juíz. Claro
que isso é só o que eu acho, posso estar enganado.

--
Eden Cardim
Instituto Baiano de Biotecnologia