[Cascavel-pm] Encriptar/Ofuscar codigo fonte

Adriano Ferreira a.r.ferreira em gmail.com
Quarta Janeiro 3 03:23:16 PST 2007

On 1/2/07, Matheus Cucoloto <matheuscucoloto em gmail.com> wrote:
> Ola pessoal, espero que eu consiga me expressar.
>
> De que maneira eu posso encriptar o meu codigo fonte em Perl? O
> objetivo é bloquear o codigo fonte, para quem terceiros nao possam
> ver.

Matheus,

Embora isto não possa ser feito de maneira absoluta com Perl, como os
outros disseram, você pode conseguir alguma coisa se tiver absoluto
controle do ambiente onde roda o script (do tipo ter um interpretador
perl especialmente compilado e modificado para rodar o seu código, com
chaves de software ou hardware) ou...

há uma possibilidade se você partir da hipótese de que todos usando
seu software terão um mínimo de senso de humor. Neste caso, você pode
usar o Acme::DonMartin para transformar os seus programas como

    #!/usr/bin/perl

    print "Hello, World...\n";

em

    #!/usr/bin/perl

    use Acme::DonMartin;
    sklush klikrunk tear thwop skrazatz ferrip yukkle kawk stroinggoink
    furshglurk glikity prawk kik kik bluka din thuk zooka chimp sploosh
    pluf glomp whisk whisk tink ahweeeeee fip katy gashklitzka chook
    flizaff gukguk greedle floba thuk zingo

O Acme::DonMartin foi criado com dois propósitos: para tornar os
programas em Perl fáceis de ditar pelo telefone e, como um bônus, como
uma medida de segurança. Espera-se que o espião ria tanto enquanto lê
que ele não conseguirá recuperar seu código fonte.

Estude esta possibilidade. Há outros módulos Acme com características
interessantes também para estes fins: matar os outros de rir.

Adriano.

Nota: Don Martin foi cartunista da revista MAD, e o seu trabalho
conhecido pelo uso de uma variedade imensa de onomatopéias que
descreviam desde um sapo coaxando até um edifício caindo.

Uma imagem típica de Don Martin:
http://www.geocities.com/donmartinweb/images/chock.jpg

Seu verbete na Wikipedia:
http://en.wikipedia.org/wiki/Don_Martin