[Cascavel-pm] Consulta ao registro.br

Segunda Fevereiro 26 00:54:27 PST 2007

On Feb 24, 2007, at 5:29 PM, BOO wrote:
> Este é, sem dúvida, um assunto polêmico e que poderia render muito
> "pano
> pra manga", mas centrando-se no tópico original (consulta ao whois),
> não vejo nada de mais em o André
> pegar dados de pessoas que tiveram interesse no produto dele e por
> vontade própria se cadastraram no site dele informando seus dados de
> contato.

   É, o problema é que as pessoas não deixaram a informação que ele
quer.
   Ele está tentando conseguir mais informação do que as pessoas
permitiram a ele possuir, de uma forma muito estranha.
   Por que não solicitar às pessoas, atravéz do canal de comunicação
que você já tem, que te mandem um endereço de correspondência?
   Tentar conseguir isso sem a autorização das pessoas é que soa mal.
Ainda mais abusando de um recurso público, gratuito e extremamente
necessário, como o cadastro do Registro.BR. Eu, que brigo contra
spammers também telefonando para administradores de sistemas de
terceiro, e recebendo telefonemas deles (que conseguem meu contato
nas bases do whois daqui), não vou gostar de ter gente mandando
correspondência sobre coisas que eu não pedi, não me interesso e que
tem a ver apenas com o departamento comercial (i.e., não-técnicas).
Acho que qualquer administrador de sistemas aqui vai te dizer coisas
parecidas.

> Seria extremamente contra se ele quisesse pegar esses dados para
> prospectar novos clientes e encher o saco de quem nem sabe que a
> empresa/produto dele existe.

   Eu tenho a impressão de que você não percebeu que ele está
tentando fazer isso.
   Por favor releia os emails do thread.
   O fato de você ter captado emails das pessoas não quer dizer que
estas pessoas autorizem ou desejem receber cartas suas pelo correio
comum. Eu dou um endereço de email muito mais facilmente do que um
endereço de correspondência. Acho que todo mundo faz isso, é senso
comum.

> Mas sou obrigado a reconhecer que usei palavras fortes... Abusar
> nunca é
> legal... Seja abusar da informação digital, abusar da comida e da
> bebida, abusar dos raios de sol, et cetera... Tudo que é feito em
> demasia não faz bem.
> Talvez Perl seja a única exceção, mas o cara pode se tornar um
> ogro/troll/alien/mutante/etc com isso.... :D

   Nem. A gente nunca usa palavras fortes demais, mas tem de explicar
algumas vezes as palavras que usou. ;-)
perl fanatic evangelist, and amateur {cook, photographer}