[Cascavel-pm] Consulta ao registro.br

BOO mayakuuri em bol.com.br
Sábado Fevereiro 24 08:29:11 PST 2007

Nilson,

"Na verdade, não."
Pergunto ao amigo se existe jusrisprudência para isso aqui no Brasil.
Existe ?
Te digo com certeza que não há. Só agora que o congresso está para
aprovar as leis de crime digital.
Até ter jurisprudência pra isso vai levar pelo menos mais uns 3 ou 5 anos...
E me desculpe Nilson, mas esse papo de "fair use" (ainda mais pelos USA)
não faz sentido algum, no meu entendimento.
Os USA são o pior exemplo de "agressive use" que eu conheço, de "fair"
eles não tem é nada.
Se tu tiveres acesso aos logs de acesso de algum web server, procure
reparar na quantidade de bots e spiders
americanos que ficam passando pelo web server de tempos em tempos. A
grande maioria tenta achar emails
nos teus  arquivos para mandar spam.
Repare na porcentagem de spams americanos que tu recebes e me responde a
pergunta: Isso é "fair" ?
Este é, sem dúvida, um assunto polêmico e que poderia render muito "pano
pra manga", mas centrando-se
no tópico original (consulta ao whois), não vejo nada de mais em o André
pegar dados de pessoas que tiveram interesse no produto dele e por
vontade própria se cadastraram no site dele informando seus dados de
contato.
Seria extremamente contra se ele quisesse pegar esses dados para
prospectar novos clientes e encher o saco de quem nem sabe que a
empresa/produto dele existe.
Mas sou obrigado a reconhecer que usei palavras fortes... Abusar nunca é
legal... Seja abusar da informação digital, abusar da comida e da
bebida, abusar dos raios de sol, et cetera... Tudo que é feito em
demasia não faz bem.
Talvez Perl seja a única exceção, mas o cara pode se tornar um
ogro/troll/alien/mutante/etc com isso.... :D

Abraços !

Igor Garcia