[Cascavel-pm] registro de namespace para bibliotecas do MS SQL Server

Adriano Ferreira a.r.ferreira em gmail.com
Terça Fevereiro 13 05:21:49 PST 2007

On 2/13/07, glasswalk3r em yahoo.com.br <glasswalk3r em yahoo.com.br> wrote:
> [...]
> Subject: Re: Module submission DTS
>
> I'd consider putting this on Win32::DTS.
>
> Mostly because you use Win32::OLE, plus it's only available on
> ActiveState on Win32.
>
> Generally we don't like assigning root namespaces for modules like yours
> where there is not already 5 other modules that do the same thing.
>
> Adam K"
>
> Eu não gostei muito da idéia de usar "Win32" porque o módulo é específico
> do MS SQL Server e não do Windows (pelo menos não diretamente). Não acho
> que a dependência de módulos que ele tem deva estar explícita no seu

Não é uma imposição. É uma sugestão. Eles realmente evitam a criação
de root namespaces que não sejam gerais o suficiente. Quanto à
sugestão do Win32:: como raiz, foi porque pareceu natural do ponto de
vista do Adam. Pode explicar sobre sua preferência por MSSQL::DTS e
argumentar como fez para nós ("o módulo é específico
do MS SQL Server e não do Windows (pelo menos não diretamente"). O
namespace MSSQL:: não existe hoje, mas tem precedentes pela existência
de Oracle::, MySQL::, etc.

> Eu não entendi muito bem como funciona o processo de aprovação de
> namespace, visto que o email do Adam foi uma imposição ou se eu posso
> contra argumentar.

O processo de aprovação de namespace é totalmente opcional. Se você
submeter o seu nome aos administradores do CPAN e conseguir a sua
"benção", eles agradecem e seu domínio será garantidamente seu sem
muita margem para disputas. Mas não tem muita diferença de submeter o
módulo e ele ser registrado pelos índices do CPAN na base de
"first-served".

Esta comunidade é bem democrática de verdade. Você pode até submeter
módulos com o mesmo nome de outros. Só que eles não apareceram nos
indíces com um comando de cpan simples como

cpan > install My::Module

Para achá-lo, será necessário

cpan > install CPANID/My-Module-0.01.tar.gz

É possível também invadir um namespace sem aprovação do
"proprietário". Ele pode sugerir outro nome para você, mas em geral
não se impõe. Por exemplo, há algumas questões dessas sobre o
namespace DateTime (do Dave Rolsky) e outros módulos como
DateTime::Cron::Simple que não receberam o aval dele. (Mas pelo menos
este, vai entrar em um ciclo de deprecação e deve desaparecer em
breve.)