[Cascavel-pm] RES: Treinamento em Perl? (was Fwd: Perl post from a.r.ferreira@ requires approval)

Sexta Fevereiro 9 11:53:00 PST 2007

On 2/9/07, Luis Motta Campos <luismottacampos em yahoo.co.uk> wrote:
>    Eu tive um projeto fracassado (e convertido num monstrinho em Java
> muito, muito feio) uns tempos atrás, envolvendo o Solli, e quase
> envolvendo o Nélson Ferraz... para a Credicard. Falhamos por não ter
> mão de obra o bastante para o projeto. Eu precisava de 10
> desenvolvedores perl, e não consegui contratar nem 5... :-(

Uma solução que eu considero bastante interessante e que foi adotada
por uma empresa onde eu trabalhava antes era procurar pessoas
inteligentes com capacidade de aprender ao invés de procurar
profissionais já familiares com a tecnologia.

Acho que ao invés de tentar procurar desenvolvedores Perl, vale mais a
pena pagar as pessoas para aprender Perl. Claro, o custo fica mais
alto, mas compensa a médio prazo. Obviamente, para projetos pequenos
isso não é viável.

>    A pergunta é: como? O lugar que eu acho mais interessante para
> começar com coisas deste tipo é a universidade, mas tem tanta gente
> que entra para a universidade para "ganhar dinheiro" com "trabalho
> leve" (que é como a nossa área é vista pelos estudantes, ainda...),
> que eu me desanimo muitas vezes...

Acho que o principal foco deve ser em alunos recém entrados em boas
universidades. Na verdade, se quisermos "evangelizar" novos
PerlMongers, acredito que antes mesmo da universidade já seria
interessante, mas para um público direcionado. Um bom público alvo na
minha opinião seriam estudantes de cursos técnicos de informática e
áreas relacionados nos vários CEFETs espalhados pelo país.

Em particular, a idéia que eu tinha de curso voluntário seria
conversar no COLTEC (o colégio técnico da UFMG) com um dos professores
e ver se teria disponibilidade para um curso voluntário. Como eu
estudei lá, eu conheço os professores e o tipo de alunos. Muitas
pessoas (como eu) já sabiam programar mesmo na época do segundo grau e
acho que ensinar uma linguagem nesta época (17-18 anos de idade) cria
uma afeição muito maior dos alunos em relação à linguagem aprendida.

Mas, infelizmente, não terei tempo algum daqui pra frente para esse
tipo de atividade. Mas a idéia está aí, pra quem quiser tomar frente.
;-)

-Nilson Santos F. Jr.