[Cascavel-pm] RES: Treinamento em Perl? (was Fwd: Perl post from a.r.ferreira@ requires approval)

Solli Honorio shonorio em gmail.com
Quinta Fevereiro 8 17:47:56 PST 2007

Miguel,

Compreendo a tua posição e até concordo. Temos que levar em consideração que
'auto-didata' é uma característica que não é desenvolvida em todos. Eu disse
desenvolvida, já que eu acredito que todos tem esta característica mais (ou
menos) desenvolvida.

Quanto menor for a cultura, neste caso de tecnologia, maior será a
dificuldade para o indivíduo apreender sozinho. Vai-lhe faltar, assim como
faltou para mim no início, informações para compreender e digerir as
informações que lhe serão apresentadas, e neste momento um orientador ajuda
bastante (ou um grupo como o nosso com centenas de orientadores, mesmo com
alguns ogros).

Isto explica o motivo da reduzida curva de aprendizado em 'novas'
tecnologias para os profissionais que investiram bastante no
desenvolvimento da sua 'cultura' tecnológica.

Apesar de não gostar de afirmar que todos auto-didatas são pessoas melhores
e mais capazes, eu vejo nestes a 'persistência' como uma característica
muito interessante e que deve ser valorizado.

Mas também acredito, e sou a favor, do desenvolvimento de material para
facilitar o acesso aos iniciantes nesta linguaguem. Hoje dou aula de Perl,
aos sábados, como voluntário na faculdade FIT (São Paulo) justamente para
tentar auxiliar no desenvolvimento desta bagagem.

Abraços,

Solli M. Honório