[Cascavel-pm] publicação no CPAN dos módulos de acesso à DTS

glasswalk3r em yahoo.com.br glasswalk3r em yahoo.com.br
Quinta Fevereiro 8 10:05:22 PST 2007

Nelson Ferraz nferraz em gmail.com wrote:

> Eu confesso que não sabia o que era DTS, e quando procurei no google ele
> me indicou DST - Doenças Sexualmente Transmissíveis.

HAHAHAHA... felizmente eu não precisei de luvas cirúrgicas para proteger as
mãos enquanto programei... é o mais próximo que consigo pensar em
"camisinhas para as mãos".

> Logo em seguida eu vi que era quase isso -- DTS ("Data Transformation
> Services") é uma ferramenta do Microsoft SQL Server.

A ferramena é bonitinha, porém ordinária. Nelson Rodrigues gostaria de
escrever sobre ela, eu acho.

> Como assim? Uma API confusa?? Da Microsoft??? Não pode ser!!! :-o
> ;-)

Bem, foras os erros de documentação, os bugs da ferramenta... sim, a API é
confusa. E converter código de VBscript para Perl não é divertido.

> Mas, falando sério -- acho que seria uma boa idéia você replicar a API,
> tão exatamente quanto possível, para depois pensar em melhorias.
>
> Mesmo que você não tenha como reproduzir *toda* a hierarquia, você deve
> lembrar que esse é um trabalho de longo prazo, e que outras pessoas
> poderão querer ajudá-lo a completar as lacunas.

Putz... é medonho usar Win32::OLE com DTS. É confuso até o ponto de você
achar que não está programando em Perl mais.

As classes do DTS é um amontoado de referências intermináveis (todas elas
tem uma propriedade chamada "parent" que guarda uma referência para a
classe imediatamente acima). Quando estava tentando aprender a API, eu usei
muito o comando "x" do debugger. Algumas vezes eu tive um efeito visual
bastante interessante, tipo aquela proteção de tela do Matrix, só que da
esquerda para a direita, com direito a ver a tela sem caracter nenhum
durante um ou dois segundos de tempos em tempos... eu não tive paciência
para esperar terminar.

Ah sim, o debugger do Perl também morre se você instanciar muitos objetos.
E sem nenhuma mensagem de erro.

Eu entendi bem o que você quis dizer sobre manter a API... mas ela é
horrível. Achei melhor simplesmente manter ela escondida. Pense no módulo
DTS como um DBI dos pobres para acessar pacotes DTS.

> Finalmente -- parabéns pela contribuição ao CPAN! :)

Obrigado! Deu trabalho e fiquei contente de ver o módulo lá!

[]'s
Alceu