[Cascavel-pm] Como abrir um arquivo e imprimir uma linha de cada vez deste arquivo?

Eden Cardim edencardim em gmail.com
Quinta Abril 26 13:05:40 PDT 2007

On 4/26/07, R.e.n.ê R.e.s.i.d.e <rene.reside em gmail.com> wrote:

> Tenho um que fazer um programa em Perl que abra um arquivo e imprima uma
> linha de cada vez deste arquivo.
> É um trabalho para faculdade, como não sei nada de Perl, estou precisando de
> saber qual é os comandos para isso.

versão educativa:

    use strict;
    use warnings;

    my $arquivo = shift;
    open(my $fh, '<', $arquivo)
        or die("Não foi possível abrir o arquivo '$arquivo': $!");
    while(my $line = <$fh>) {
         print $line;
    }

versão compacta:

    print <>;

salva qualquer uma das duas versões num arquivo, depois executa no shell:

    perl arquivo_do_programa arquivo_a_ser_lido

uma manpage recomendável para você ler:

    perldoc perlintro

--
Eden Cardim