[Cascavel-pm] XML no Perl

Segunda Abril 23 09:44:19 PDT 2007

On 4/23/07, Solli Honorio <shonorio em gmail.com> wrote:
> Nilson, eu discordo de você meu amigo (posso chamá-lo de amigo :), afinal já
> se vão longo tempo na lista :) ). Eu ouço, leio e vejo muitas coisas onde
> por algum motivo místico o XML é case fundamental para o negócio, e não o
> meio. Como metáfora parece açúcar, vai em tudo que é receita inclusive no
> molho de tomate só porque algum disse uma vez que ficaria bom, "mas afinal é
> molho de tomate ou ketchup ? Ahhh sei lá coloca, mau não faz !" Como eu já
> ouvi uma vez como justificativa de utilizar um parser de XML que só vez
> complicar a vida.

Então eu devo ter sorte. Porque, com exceção de WebServices, a última
vez que vi XML sendo usado sem propósito foi em um sistema idealizado
há 6-7 anos atrás, com o qual eu trabalhei há uns 3 anos atrás.

Na verdade, minha birra com XML vem do fato de que é um formato
ineficiente e pouco legível que as pessoas insistem em acreditar que é
legível e ignoram o fato de ser ineficiente. Hoje em dia existem
alternativas bem superiores na maioria dos aspectos como a YAML ou, se
restringindo a um subset simplificado, a JSON. Existem casos onde XML
até é mais apropriado. Por exemplo, XHTML é um padrão interessante. Em
geral, XML é uma boa linguagem para representar documentos. Mas, para
transferência de dados existem alternativas mais apropriadas,
eficientes e limpas.

WebServices usando SOAP são coisas arbitrariamente complicadas (tem
uma quote por aí de um desenvolvedor da Microsoft dizendo que a idéia
é que não é pra ninguém ler aquilo mesmo - então usem um formato mais
eficiente!). Felizmente, hoje em dia as alternativas superiores vem
ganhando espaço e JSON-RPC já é utilizando por uma quantidade razoável
de pessoas.

<joke>Além disso tudo, XML é muito associado a Java - e isso por si só
já é um motivo tentador pra não gostar de XML. ;-) </joke>

-Nilson Santos F. Jr.