[Cascavel-pm] Catalyst no Brasil eq "sonho"?

Domingo Abril 22 11:40:32 PDT 2007

De: cascavel-pm-bounces+andre.garcia.carneir=terra.com.br em pm.org
Para: "Cascavel Perl Mongers" cascavel-pm em pm.org
Cópia:
Data: Sun, 22 Apr 2007 13:40:49 -0300
Assunto: Re: [Cascavel-pm] Catalyst no Brasil eq "sonho"?

> Minha visão é que universidades não devem ensinar linguagens de
> programação. Elas devem ensinar conceitos e capacitar os alunos a
> escolher a que seja mais conveniente. Obviamente, matérias básicas têm
> de ter alguma linguagem de programação para ensinar os básicos de
> algoritmos e estruturas de dados, mas nem eu acho que Perl seja
> apropriado pra isso porque tudo ficaria muito fácil. Java já é
> overkill, algo como C ou (argh) Pascal é realmente o mais apropriado.

Concordo em partes... acho que depende do escopo do curso. Num curso de análise de sistemas por exemplo, talvez
valha a pena focar mais em linguagens de programação. Mas num curso de Ciência da Computação eu concordo com o
Nilson.

> Aqui na UFMG funciona assim e o curso vai muito bem, obrigado (vide
> resultados do ENADE). ;-)

> E o que é melhor que Perl para só "resolver problemas"? De fato, Perl
> ganhou má fama por causa disso. Por ser possível resolver problemas
> imediatos muito bem (se esquecendo do futuro).

Hummm... sei não, a experiência que eu tive com programadores PHP por exemplo é que sempre eles acabam
preferindo PHP ao Perl porque tem dificuldades em resolver o problema em Perl. Acham muito "esquisito",
alienígena etc... Observando melhor acabei concluindo que o problema maior é quando eles se deparam com algo
como o CPAN. Os módulos na maioria das vezes utilizam metodologia de Orientação à Objetos e é aí que o "bixo
pega" pra essa galera do PHP, pelo menos. No caso de JAVA, concluí que o motivo é puro e simples: Acomodação.
Por quê? Ora, pra q aprender Perl, se eu já "sei" JAVA e me pagam melhor por saber isso???? Morou?

> De fato, chefes ignorantes são sempre um problema. Quase sempre
> impossível de ser solucionado. Se te incomodam muito, a melhor solução
> é pedir demissão.

Claro, tão fácil emprego no Brasil não é mesmo?

> Não adianta traduzir pra português uma coisa ou outra. Quando
> tivéssemos todo o perldoc traduzido + os módulos base, aí começaria a
> fazer sentido ter essas coisas em português.

Discordo. Não acho que devamos depender do perldoc para instruir pessoas interessadas em Perl. Cursos
introdutórios, workshops, os próprios encontros técnicos, eventos etc. Todo o conjunto dessas coisas é que vão
resolver problema(na minha opinião). Mas para isso funcionar temos que começara  colaborar conosco em primeiro
lugar. Se marcar encontros técnicos, apareçam... é uma boa idéia pra começar...

> [...]
> constroem nos screencasts. Isso acontece mais ou menos pelo mesmo
> motivo que MySQL é mais rápido que o Postgres. Pra aplicações
> complexas, essa figura muda e se bem utilizado o desepenho do
> framework em si fica melhor. Como o resto todo já é mais rápido (Perl
> é bem mais rápido que Ruby), fica tudo bem.
>
> Por isso as coisas nunca são tão simples como parecem. É difícil fazer
> marketing "pra inglês ver" do Catalyst. E, de fato, os ingleses nem se
> preocupam muito com essas questões de eficiência porque um servidor a
> mais ou a menos não custa 1 semana de salário de um desenvolvedor de

Não estamos preocupados com os ingleses. Que se danem, eles não dão a mínima pra nós. Temos que fazer o nosso
próprio marketing.

Cheerss!

--
André Garcia Carneiro