[Cascavel-pm] [Spam] Re: Catalyst no Brasil eq "sonho"?

Domingo Abril 22 11:30:16 PDT 2007

> Nilson, eu concordo contigo, mas acho que nós deveríamos montar um curso
> nosso com a chancela da Sociedade Perl do Brasil. Ou melhor ainda. Nós
> devemos desenvolver um curso padrão que possa ser incorporado ao currículo
> das universidades como uma linguagem de programação, onde normalmente Java
> já faz parte.
> O Lorn me disse que na Unicamp, a matéria "linguagem de programação 3" é
> Perl, mas acho que isso não é uma realidade em todas as universidades.

Seria legal mesmo ter Perl como disciplina na faculdade, mas acho que não é esse o caminho. Acho importante
EXPERIMENTAR de tudo(tô me referindo à linguagens de programação) num curso UNIVERSITÁRIO, e isso ajudaria
bastante, mas será que resolveria o problema depois que as pessoas terminassem os seus cursos, pegassem os seus
diplomas e descobrissem que 70% das vagas para desenvolvedores exigem JAVA e não Perl para poderem trabalhar??

Na situação atual é melhor tentar mudar de "trás para a frente". Divulgando melhor o nosso "Peixe"  colocando
os pontos em que é melhor usar Perl(Catalyst) do que struts, ou JSF etc... O que quero dizer é que não
considero uma atitude dessas(colocar perl como disciplina num curso universitário) como ponto crítico para
convencer a galera que quer desenvolver que é melhor usar Catalyst.

> E partindo também para esse paradigma, eu conversando com Eden, a comparação
> entre as possibilidades do que um programador Perl pode fazer frente a um
> programador Java são muito maiores. Geralmente, se busca uma equipe em Java
> contra um programador Perl.

 Acho que o que eu disse antes sobre sair da universidade para o mercado de trabalho aqui no Brasil expressa a
minha opinião sobre isso.

> Nilson, o que estou querendo dizer é que na maioria das vezes, as empresas
> querem é resolver o problema.
> Por exemplo, para que trabalhar na indexação do site com web semântica,
> metadados, se tem um google que vai e o indexa? Para que ter que trabalhar
> na confecção do site se tem os CMS já prontos e os templates (resta só o
> trabalho do design)?.. e quando tem alguma aplicação que precisa ser feita
> sobre medida, por que a perfumaria é feita toda em php, flex, plone? E se
> tiver coisas complexas para serem feitas, tudo fica para quem está por trás
> [...]

Esse é exatamente o ponto. Se tiver algo que você não possa usar no CMS por exemplo, você não terá que fazer???
Como seria isso? Esganar o coitado do "administrador do sistema", sugando até a sua última fração de massa
cinzenta para ele tentar entender o que o desgraçado que fez a ferramenta fez e modificá-la para seus
propósitos? Ou fazer algo novo, adicionando mais trabalho de manutenção??? Isso se você tiver permissão para
mexer...

> [...]
> "Server", mas sim às aplicações que tem algum trabalho com extração, acesso
> a banco, spiders, parsing etc. entende? Desculpe-me se me fiz compreender
> mal.

> Ok. Nilson, mas tem algum em Português? Ou seja, desmistificando todas os
> outros frameworks ?
> Será que nós já temos o nosso próprio Benchmarck? Afinal, produtividade
> também não quer dizer necessariamente eficiência.
> Se a galera tiver afim.. Vamos à luta.. Acho que cabe a nós desenvolvermos e
> mostrarmos algo nas feiras de TI e para as próprias empresas.

Não, não tem. O Lorn disse no encontro técnico que há a intenção de se fazer algo do tipo, se eu não me engano.
Gostaria que ele falasse sobre isso.

Apoiado!

Cheers!

--