[Cascavel-pm] Boa IDE e outras dúvidas

Terça Abril 10 00:19:31 PDT 2007

On Apr 10, 2007, at 1:29 AM, Wendel Scardua wrote:
> Porque "esqueça" ? Eu ouvi falar bem do ActiveState Komodo
> (  http://en.wikipedia.org/wiki/ActiveState_Komodo ), o único
> problema é ele não ser free.

   Wendel,

   Os IDEs para Perl não são bonitos. Mas são muito poderosos,
especialmente se você souber usá-los.
   Mas mesmo o Komodo tem um preço que eu não aceito pagar: ele
consome muita memória e não consegue colorir corretamente as minhas
expressões regulares (tá, tá, às vezes nem o perl DWIM as minhas
expressões regulares...).
   De qualquer forma, existem muitas. É uma questão de balanço entre
poder e dificuldade de aprendizado.
   Eu usei EMACS durante muitos anos. Aprendi a programar lisp por
que queria mais da minha IDE, consegui. A única coisa que eu não
consegui dela foi disponibilidade: o VIM (e o primo pobre conhecido
por VI – lê-se "vee-ái") é o editor de texto mais disponível no
mercado de programação. Bom, pelo menos no mundo unix. ;-)

   Experimente programar Perl com seu editor de textos favorito. Ele
pode não ser o melhor, mas vai ajudar você.
   Depois, você vai querendo mais ferramentas, vai personalizando o
seu editor, tornando ele melhor, até que um dia você muda para o VIM
e desiste ;-)

   Putamplexos e boa sorte!