[Cascavel-pm] Databases, SQL, e operadores "leigos" [Was: Como verificar se um registro já...]

Sexta Outubro 27 10:46:24 PDT 2006

On 10/27/06, André Garcia Carneiro <andre.garcia.carneir em terra.com.br> wrote:
> Criar tabela não, mas SELECTs, usabilidade de índices com certeza.... : )

Sim. Acho que eu provavelmente eu me expressei mal.

Eu não uso (nem gosto) daqueles recursos que algumas aplicações
gráficas têm que geram SELECTs pra você, até porque, eu não preciso de
escrever queries em SQL manualmente, a não ser quando definindo views.
E se alguma coisa está apresentando problemas de performance, eu sei
me virar com um EXPLAIN query.

O que eu quis dizer é que, o que eu puder usar que facilite o
trabalho, sem comprometer nada (ou for um compromisso razoável), eu
irei utilizar.

> HAHA!!! Então vc concorda que você precisa conhecer um pouco de SQL ...

Saber é diferente de decorar.

Quando você faz uma faculdade de Ciência da Computação e estuda as
disciplinas de Cálculo, alguns semestres depois, possivelmente, você
não irá mais lembrar como resolve uma integral mais complicada ou algo
assim. Até porque, no mundo real, você pode utilizar ferramentas que
resolvem integrais pra você. O importante é você conhecer as
ferramentas providas pelo Cálculo e quando elas podem lhe ser úteis.
Se você realmente precisar de resolver manualmente, uma leve passada
por um livro de Cálculo vai refrescar sua memória.

Eu considero este um raciocínio análogo à situação que eu tento descrever.

> Para mim tudo que usa RPM como sistema base de pacotes fede!!! E para o seu governo eu usei o Ubuntu sim, e
> gosto muito dele. Estou experimentando o Kubuntu e o Debian agora, e talvez eu largue do slackware, e pare de
> sofrer por causa de ferramentas de pacotes idiotas que não resolvem dependências de uma forma satisfatória...

Dependency hell é a pior coisa que existe. Talvez seja por isso que eu
odeio tanto o Fedora (e, por indução, Red Hat). Eu nunca consegui
instalar nada usando as ferramentas de gerenciamento de pacotes deles.
Sempre tinha que instalar na mão porque ele não conseguia resolver as
dependências.

> :) E já experimentei o SuSE e achei tão ruim quanto o RedHat...

Em quais sentidos? Eu considero o YaST a melhor ferramenta de
gerenciamento do sistema que eu conheço. Ele vem com inovações
tecnológicas como o XGL no SuSE 10.1.

Note que SuSE só ficou bom do 10.0 pra frente. Se você testou antes da
10.1, vale a pena testar novamente, IMO.

> Discordo plenamente. A Microsoft mal consegue seguir padrões para o SQL e transações em seus produtos RDBMS.
> Para mim é impossível qualificar esses produtos.

Na verdade, cada RDBMS tem SQL incompatível entre si então acho que os
padrões são muito mais indicativos do que padrões mais fortes. Sem
contar que, realmente, o forte da Microsoft não é seguir padrões. Mas
acredito que isso seja por vontade própria, não por incapacidade. É
algo que condiz com sua famigerada estratégia de negócios.

> Não tem nada de esquisito, aliás, se você prestar a atenção vai ver que MySQL faz a mesma merda.

Na verdade não. Na verdade o MySQL mantém um identificador em memória
da ID auto incrementável da tabela. Esse identificador é carregado no
primeiro INSERT feito numa tabela desde que o servidor foi iniciado,
usando um SELECT (max.id) FROM table.

> Bom isso eu não discuto, não estou lá para avaliar. O que eu sei é de amigos que trabalham nessas empresas....

Eu conheço através do desenvolvimento de sistemas para essas empresas
que devem seguir a política de banco de dados dessas empresas por
exigência das mesmas. E as políticas são ridículas em todas que eu já
vi.

-Nilson Santos F. Jr.