[Cascavel-pm] Databases, SQL, e operadores "leigos" [OT]

Sexta Outubro 27 06:59:37 PDT 2006

--- Nilson Santos Figueiredo Junior <acid06 em gmail.com>
escreveu:

> O problema eram os detalhes. Nem tudo funcionava
> exatamente como a
> documentação dizia. Existiam sutis diferenças entre
> versões que
> estragavam tudo. E se o cliente tinha aplicado
> patches de atualização
> você nunca tinha certeza sobre qual o comportamento
> de alguma
> determinada função. Entre outras coisas como o
> "paraíso" de tentar
> encontrar problemas em coisas escritas em ABAP com
> comentários em
> alemão.

Putz... você tem toda a razão... dá até calafrios.
Quem reclama de Java deveria dar uma olhada no ABAP:
uma mistura de VB com Cobol. Pena que não aproveita
nada de bom das duas linguagens.

Em contrapartida... a Microsoft tem exatamente o mesmo
comportamento com relação a documentação e patches. Ou
você discorda?

> iniciativas
> padrões
>
> Realmente, isso não é da minha época. ;-)
> Na minha época tudo no SAP era feito em ABAP. E olha
> que a minha época
> era... ahn... 1-2 anos atrás?

Isso vai demorar para aparecer nessas bandas. Ninguém
vai querer trocar tão cedo assim seu sistema instalado
e rodando.
Mas já está em andamento aonde tenha projetos novos e
gerentes de projeto mais ousados.

> Talvez estejam começando a entender que o sistema
> deles era uma coisa
> abominável inmantível ou talvez tenha sido
> simplesmente uma
> necessidade do mercado uma vez que logo logo vão ver
> que não faz
> sentido pagar tanto pelo SAP (ou não).

O core do SAP não é a parte técnica: é o conhecimento
de negócio embutido no produto.
Realmente o ABAP é uma tristeza: não é produtivo e é
duro de arrumar profissionais qualificados. Você não
estuda ABAP, por exemplo, em casa. Só quem tem a
oportunidade de fazer um curso ou ir para um projeto
vai desenvolver isso.
Além do mais, programadores de Java tem aos montes por
aí. Com isso o custo de alocar um programador cai e é
isso que os homens de negócio gostam de escutar.
Dane-se a qualidade técnica do produto final, eles não
entendem m^%#$%#@! nenhuma disso mesmo.

[]'s

Alceu Rodrigues de Freitas Junior
glasswalk3r em yahoo.com.br