[Cascavel-pm] Databases, SQL, e operadores "leigos" [Was: Como verificar se um registro já...]

Quinta Outubro 26 03:38:04 PDT 2006

Nilson Santos Figueiredo Junior wrote:
[MSSQL Server operado por não técnicos...]
> [...]
> ser feitas por pessoas com conhecimento técnico superficial sem
> maiores complicações. Além disso, o SQL Server era um ótimo banco de
> dados, na minha opinião, um dos melhores produtos da Microsoft,
> provavelmente.
>
> Ele tem o melhor front-end gráfico pra administração de banco de dados
> que eu já vi, nunca vi algum que chegasse perto. Sua variante de SQL é
> a mais DWIM das que eu conheço. Lembro quando desenvolvi um projeto em
> que o banco de dados era o Oracle 8i... no quesito SQL, foi a pior
> experiência da minha vida. Mexer com MySQL na mão é melhor.

  Se você teve uma experiência ruim com Oracle, é exatamente por que
tinha pessoal não especializado operando a base de dados. DBAs
qualificados são considerados recursos-chave para a operação de uma base
de dados Oracle. E fazem muita diferença.

> O MySQL é fraquinho em relação a ferramentas boas mas achei uma bem
> razoável, o EMS SQL Manager 2005. Ele tem uma particularidade
> inusitada: a versão pra Windows é freeware, contudo a pra Linux é
> paga. Ele se aproxima em recursos ao Enterprise Manager do MSSQL.

  Essa coisa de ter versão para windows gratuita é mesmo inusitada.
  Agora, o MySQL 5.0 corrigiu definitivamente o problema de ter uma
interface de gestão de base de dados gráfica.

  Particularmente, eu acredito que quem compreende o programa (base de
dados) não se incomoda muito em usar linha de comando para administrar.
É muito mais uma questão de produtividade (às vezes ter interface
gráfica é bom, mas às vezes é uma merda) e de praticidade (ajuda
bastante os iniciantes).

> O PostgreSQL é bastante poderoso. Contudo, é lento e não intuitivo.

  O PostgreSQL é o RDBMS mais bem-construído do mundo open-source.
  E LENTO é o seu vovozinho :-D Sua base de dados (assim como um bom
motor Ferrari) precisa de /fine-tunning/ para funcionar em perfeitas
condições e dar o máximo de performance. Na dúvida, consulte sempre um DBA.

> Acho que a pior idéia que já vi foi aquele conceito de sequences, me
> desagrada profundamente ter que definir uma sequence pra ter uma
> primary key com auto increment.

  Desculpe, mas aquilo, salvo engano, é a especificação da SQL'97. E ter
a possibilidade de extender a minha base de dados para ter coisas que se
parecem com SEQUENCES para oferecer valores auto-incrementáveis é genial
(imagine que você pode ler um dispositivo externo à base, como um
gerador de códigos criptográficos tipo caixa-preta, ou um relógio
atômico, e modelar isto dentro da base de dados como um SEQUENCE, sem
que nada pare de funcionar)

> Eu, normalmente, sou a última pessoa a defender a Microsoft. Mas,
> apesar de não ser o mais rápido, o MSSQL realmente é melhor de se
> usar. É o mais fácil, o mais simples e pessoas com pouco conhecimento
> técnico conseguem se virar - por mais que você tente lutar contra
> isso, isso é algo bom.

  Eu não estou lutando contra estes valores.
  Eu, como profissional da computação, acho que praticidade,
versatilidade e curvas de aprendizado suaves são todas coisas boas.

  Mas duvido muito que pessoas não-técnicas deveriam se meter a fazer
programas de computador. A maior catástrofe neste sentido é o fenômeno
MsWindows, que todo mundo diz que sabe usar mas se limita a apertar
alguns botões, conseguindo o que eu classifico como "sucessos marginais".

  Gente sem preparo não deveria poder realizar tarefas consideradas
técnicas: não se permite que uma pessoa tenha uma arma em casa sem
demonstrar um preparo (minimo, é verdade) para usá-la; não se pode ter
licensa de motorista sem um preparo (mínimo, é verdade); não se pode
trabalhar em certas profissões sem preparo: engenheiros, advogados,
médicos, dentistas, juízes e até mesmo pessoal de chão-de-fábrica
(torneiros mecânicos, soldadores, montadores especializados e outras
funções parecidas) tem de ter preparo técnico para desempenhar suas
funções.

  Por que é que na computação o pessoal acha que é possível fazer coisas
boas sem conhecimento, sem know-how, sem preparo e sem profissionalismo?

Luis Motta Campos
Senior System Engineer at Segula.FR
Hobbyist Cooker and Photograph