[Cascavel-pm] UTF-16 em Windows XP

Domingo Outubro 8 08:04:49 PDT 2006

On 10/8/06, Lorn <lorn.br em gmail.com> wrote:
> Putz, como dizemos no trabalho um "misterio da meia-noite", eu já tive esse
> problema de chomp não tirar \n\r tive que usar substituicao também, e se
> UTF-8 é ruim, UTF-16 deve ser pior ainda, não sei se pode te ajudar, mas eu
> não uso o encoding para manipular UTF-8 => ISO-8859, no Linux eu usava um
> programa chamado iconv, ai quando precisei fazer algo parecido eu procurei o
> iconv no cpan e achei, o modulo Text::Iconv se não me engano, funciona muito
> bem comigo ( apesar que eu nunca testei com UTF-16 ),  será que há alguma
> [...]

Na verdade, UTF-16 é um formato bastante limpo. O inconveniente é que
não é backwards compatible com ASCII e, talvez o mais importante pra
nós, com ISO-8859-1, como o UTF-8 e para qualquer tipo de texto gasta
o dobro do espaço, já que todos os caracteres tem 16 bits.

UTF-8 é uma boa solução pra um problema real. O problema é que as
pessoas não sabem usar e muitas vezes ignoram sua existência e quando
aparece algo no formato só pensam em como sendo "uma chatice que vão
ter que resolver".

-Nilson Santos F. Jr.