[Cascavel-pm] system

Agnaldo Macedo agnaldo em starweb-software.com.br
Terça Novembro 28 12:13:24 PST 2006

Hoje eu uso uma linha semelhante a essa.

system ("$PROGRAMA", "$PARA1", "$PARAM2");

É um script CGI.
Que recebe vaiavies via POST de um formulários, gera as mesmas em $ENV e faz
a chamada do outro programa, pela chamada do system citada acima.

Acontece que, quando as váriaves geradas pelo $ENV ultrapassam 32Kb, o
script retorna o erro:
Can't spawn "cmd.exe": No such file or directory at ....
Apontando para a linha do system

----- Original Message -----
From: "Nilson Santos Figueiredo Junior" <acid06 em gmail.com>
To: "Cascavel Perl Mongers" <cascavel-pm em pm.org>
Sent: Tuesday, November 28, 2006 5:59 PM
Subject: Re: [Cascavel-pm] system

On 11/28/06, Gilmar Santos Jr <gilmarjr em dcc.ufba.br> wrote:
> No Linux cada usuário tem um shell preferido especificado no /etc/passwd
>
> Não sei como o perl faz se o usuário que estiver executando não tiver
> shell, mas acho que ele observa isso de alguma maneira.

O que acontece é que existe um conceito de "shell do sistema".
Em Unixes, normalmente, é /bin/sh -c. Isso é algo não configurável
(acredito).

Note que o perl só passa pro shell quando existem meta-caracteres que
precisariam de ser processados pelo shell. Caso contrário, ele executa
o programa diretamente.

-Nilson Santos F. Jr.