[Cascavel-pm] Res: Perl

Eden Cardim edencardim em gmail.com
Segunda Novembro 27 06:19:13 PST 2006

On 11/25/06, Breno G. de Oliveira <breno em clavis.com.br> wrote:
> veja se não é isso... outra coisa, acho que (não) é uma boa prática usar
> palavras em minúsculas como handles de arquivos. Fica fácil diferenciar
> handles de palavras reservadas se colocá-los em maiúsculas, por exemplo
> (e diminui a possibilidade de conflitos no futuro).

Na verdade, não é boa prática usar bareword algum como Handle de
arquivo, nem maiúsculas nem minúsculas:

"One of the most efficient ways for Perl programmers to bring misery
and suffering upon themselves and their colleagues is to write this:
    open FILE, '<', $filename
        or croak "Can't open '$filename': $OS_ERROR"; "

Damian Conway, Perl Best Practices.

Bareword handles podem se confundir com funções ou constantes
importadas para seu pacote. Como se isso não bastasse, ainda tem o
fato de que o escopo de bareword handles abrange todo o pacote atual,
isso é abrangente demais para programas muito grandes.

Recomenda-se o uso de uma variável escalar: a função open vai colocar
um objeto do tipo IO::Handle dentro dela.

--
Eden Cardim
Instituto Baiano de Biotecnologia