[Cascavel-pm] Perl

Wendel Scardua wendelscardua em gmail.com
Sábado Novembro 25 05:56:33 PST 2006

On 11/25/06, Ramon Mendes <soulhave em yahoo.com.br> wrote:

> Bom dia a todos.
> Gostaria de saber se alguem pode me ajudar
> com um trabalho em PERL.. Estou precisando ler um arquivo..

Vai ser difícil, acho que o povo por aqui sabe mais de "Perl"... mas se esse
tal "PERL" for parecido... :-)

usando argumentos como parametro blz..
> da seguinte forma..
>
> perl programa.pl parametro1 parametro2 parametro3

O script recebe os argumentos num array chamado @ARGV   (no caso, @ARGV é
(parametro1, parametro2, parametro3);

Em Perl, existem 1000 maneiras de lidar com argumentos, invente uma! (ou
isso era o Neston ? ah, sei lá)

Você pode escrever:
my $arquivo = $ARGV[0];
my $modo = $ARGV[1];
my $quantidade = $ARGV[2];

Também pode escrever:
my $arquivo = shift @ARGV;  # isso remove o primeiro elemento da lista, como
uma fila
my $modo = shift @ARGV;
my $quantidade = shift @ARGV;

Mas, o meu favorito é esse:

my ($arquivo, $modo, $quantidade) = @ARGV;
# my ($fulano, $sicrano, $beltrano) = (4,8,15,16,23,42); faz com que $fulano
= 4; $sicrano = 8; $beltrano = 15;
# o resto vai pro limbo :-)

Ainda recomendaria que, antes de usar o conteúdo de @ARGV, verifique se ele
tem mesmo 3 elementos; por exemplo:

if (@ARGV != 3) {
       print "Usuário lesado não passou parâmetros certos!\n";
       print "Uso: perl $0 arquivo modo quantidade\n";
       exit 1;
}

--
[]s