[Cascavel-pm] Monitoramento de arquivo

Terça Novembro 21 23:16:15 PST 2006

Sammuel de Souza wrote:
> Ola Lista,
> venho pedir uma solução para o meu problema...

  (primeiro, água fria...)
  Sammuel, lamento, mas esta lista normalmente não oferece *soluções*.
  Podemos ajudar com *idéias*. Mas resolver o problema é normalmente
tarefa sua. ;-)

> uso a seguinte condicao no PERL
>
> print $query->header;
>
> $cat = `/bin/cat /usr/local/squid/logs/access.log | /usr/bin/grep $ip |
> /usr/bin/awk \'{print \$3":.:"\$4":.:"\$6":.:"\$7":.:"\$10"<br>"}\' `;
> é exbibido em HTML exibi na tela mais de 500 linhas etc...

  É assustador. Isto está sem contexto.
  Eu, que tenho muitos anos de programação, posso imaginar o que falta,
mas tenho certeza de que a maior parte do pessoal aqui nem sabe do que
você está falando... ;-)

> portanto ele so mostra o que ja foi registrado ate a execucao do cat
> entao preciso fazer um monitoramento tipo o TAIL
>
> no console do OS uso:
> tail -f  /usr/local/squid/logs/access.log | /usr/bin/grep 192.168.0.10

  Ah! Este deve ser o resultado final do que você quer.

  Então vamos ver: quer monitorar o registro de atividade de log do
Squid (bendita organização em diretórios) linha-a-linha, usando um
web-browser como interface.

  Isto precisa ser em tempo real, ou se tiver uns minutinhos de atraso,
não tem problema?

> ele vai mostrando os registro anteriores e o q estao sendo inserido
> nakele momento...

  Ui! "nakele" doeu. Tenta escrever direito. Um bom hacker se distingue
pela boa escrita.

> preiciso fazer desse tipo, pensei em refresh mas vai comer muito
> tempo... e nem sempre pode ter alteracao...
>
> e que fique que nem bate-papo auto rolagem...
>
> se alguem puder me ajudar...
>
> preciso resolver isto com urgencia :(

  Eu não sei para que você quer o log do Squid em tempo real; Isso
ajudava para sugerir coisas mais simples de implementar e mais fáceis de
entender.

  BTW, se você filtrar, pode tentar resumir as coisas e mandar muito
menos informação para o browser. Isto quer dizer facilidade para o
humano que vai ler e para o humano que vai implementar este sistema ;-)

  Existe um módulo chamado HTTPD::Log::Filter, que pode te ajudar com isso:

http://search.cpan.org/~awrigley/HTTPD-Log-Filter-1.08/lib/HTTPD/Log/Filter.pm

  Claro, você vai precisar ler os detalhes.
  O último exemplo no final da página descreve o formato de logs do Squid.

  Espero que isso ajude.
  Putamplexos, e volte a postar. Eu quero saber se você chegou do outro
lado. ;-)
--
Luis Motta Campos
Senior System Engineer at Segula.FR