[Cascavel-pm] OFF: Revista Veja e o Software Livre

Nelson Ferraz nferraz em gmail.com
Quinta Maio 18 07:25:26 PDT 2006

Solli Honorio wrote:
> Bom, eu não queria entrar nesta discussão porque não li a matéria e por
> isto não tenho todas as informações. Mas os fragmentos de lí nas
> discussão me faz ter uma opnião semelhante a da Veja.

O problema da matéria é induzir o leitor a acreditar que o Brasil está
atrasado em tecnologia POR QUE o Governo apóia o SL. Se o Brasil caiu em
um determinado índice, isto pode ter acontecido por inúmeras razões,
mas, não se pode confundir a simultaneidade de dois fatos com uma
relação de causa e efeito.

Sem falar nas mentiras deslavadas:

"A migração para o software livre custou caro para os cofres públicos. O
governo federal precisou contratar 2.000 técnicos em informática"

E as mensagens subliminares:

"Nem sempre o software livre é pior que o comercial, mas..."

A tática da Veja consiste em misturar tudo isso com fatos verdadeiros
(por exemplo: o Governo não usa bem a tecnologia) para induzir a uma
conclusão falsa ("o barato sai caro", "a política do software livre
contra o livre mercado", etc).

[]s

Nelson

--
Nelson Corrêa de Toledo Ferraz

Segula Technologies (www.segula.fr)
Free Software Foundation Associate Member #3203
Sociedade Perl do Brasil (www.perl.org.br)
Rede Livre de Compartilhamento de Cultura Digital