[Cascavel-pm] [EAD-PERL] Re: Hands-on via web

"Er Galvão Abbott - PortoAlegre.pm" pmpoa em galvao.eti.br
Quarta Maio 3 13:48:13 PDT 2006

[Foi só pro Nelson , devia ter ido pra lista]

Nelson:

Eu entendo, mas para a aplicação que queremos desenvolver pensar em tudo
isso seria um pouco absurdo.

Queremos desenvolver uma espécie de "pseudo-shell" interativo que
demonstre em tempo real algumas funcionalidades da linguagem.

Cara, se nós formos considerar tudo o que você coloca no e-mail o
projeto vai levar meses pra sair, se é que um dia vai sair.

Afinal de contas, se fôssemos levar tudo isso em consideração teríamos
que disponibilizar:

1 - Teclado virtual para quem tem dificuldades auditivas/motoras
2 - Reconhecimento de voz para quem tem não tem teclado/mouse
3 - Compatibilidade com Lynx (Numa boa não conheço NINGUÉM que ainda use
EXCLUSIVAMENTE Lynx)

E sei lá, mais o que (até você cansou de copiar e colocou umas
reticiências).

Claro, em um mundo perfeito sua idéia é fantástica, mas creio que
estamos pecando pelo excesso de detalhe. Honestamente eu não consigo
visualizar esse projeto pronto contemplando tudo o que a W3C e você sugerem.

Tudo o que está disponível na web hoje roda em um browser. E só temos
tanta coisa disponível porque os desenvolvedores optam por
especificações mínimas para rodar suas aplicações.

Hoje em dia ficar pensando em Lynx, Internet Explorer 3 ou 4, Netscape
3.04 Gold (alguém lembra?) ou coisas do gênero é apenas criar empecilhos
que farão com que a aplicação à ser desenvolvida triplique em
complexidade e quadruplique em tempo de desenvolvimento.

Olha, pessoal, acho que um dos maiores pecados que cometemos é que às
vezes detalhamos as coisas DEMAIS. Claro, isso muitas vezes é ótimo para
nós e nos permite realizar coisas incríveis, mas outras vezes apenas nos
engessa e impede que façamos as coisas acontecerem.

Se fôssemos considerar tudo isso sempre que quiséssemos desenvolver
alguma coisa não teríamos nem Wiki, nem site e muito menos documentação
traduzida.

O pessoal do Ruby definiu o que queria fazer, as especificações mínimas
necessárias para as pessoas poderem utilizar a ferramenta que eles
desenvolveram, foram lá e botaram no ar.

E nós, o que vamos fazer? Ficaremos nos preocupando com browsers de
texto, "como fazer um pseudo-shell para pessoas que não possuem ambos os
braços"?

Em caso positivo boa sorte para todos nós. Vamos precisar, e MUITO.

Abraços,

Galvão