[Cascavel-pm] [EAD-PERL] Re: Hands-on via web

Luis Motta Campos monsieur_champs em yahoo.com.br
Terça Maio 2 01:11:44 PDT 2006

Er Galvão Abbott - PortoAlegre.pm wrote:

> Não entendi. A solução que eu tinha pensado era uma DIV controlada por
> JavaScript. Outra coisa é que, se entendi bem, a idéia é que nosso
> "Interpretador Interativo" reaja apenas ao perlintro.

   Isto é piada sobre a piada do Flávio Glock... nada de Javascript
interpretando perl, por favor... ;-)

> [...]
> experimentem o exemplo do Ruby sem o JS habilitado.
>
> Claro que a parte server-side (Perl) terá que possuir algumas checagens
> de segurança também.
>
> O que me parece é que o conceito da coisa está saindo de controle -
> Applet, Perl compilado como JS (o que se entendi bem a palestra do
> Flávio sobre Perl6 é possível de ser feito), etc...
>
> A idéia não era simplesmente fazer uma aplicação web que possibilitasse
> ao usuário testar alguns conceitos básicos (perlintro) sem a necessidade
> de ter a linguagem instalada na máquina?

   Sim, e ainda é. Mas aconteceram algumas piadas no caminho.
   O que eu sugeri sobre usar um Java Applet se aplica ainda.
   Precisamos construir um applet que receba texto perl e o rode no seu
interpretador embebded. Isso é simples de fazer, até para mim. ;-)
Lembre-se de que eu apontei para uma biblioteca capaz de interpretar
perl inline dentro do Java... isso resolve muitos dos nossos problemas:
podemos utilizar a aplicação *com* contexto, *sem* preocupações de
segurança, rodando *client* *side*, o que vai tornar nosso servidor um
mero servidor de aplicações...

   É isso.
   Espero não ter aumentado demais a confusão... ;-)
  Luis Motta Campos is Software Engineer, Oracle OCP/DBA, Un*x
  Sysadmin, Member of {Lisbon,São Paulo,Cascavel,Brasil,London}
  Perl Mongers and Perl Fanatic Evangelist