[Cascavel-pm] [EAD-PERL] Re: Hands-on via web

Solli Honorio shonorio em gmail.com
Terça Maio 2 05:10:06 PDT 2006

> Não entendi. A solução que eu tinha pensado era uma DIV controlada por
> JavaScript. Outra coisa é que, se entendi bem, a idéia é que nosso
> "Interpretador Interativo" reaja apenas ao perlintro.

A solução é por este caminho mesmo, ou utilizar Flash para fazer as vezes de
'terminal' dentro do navegador. Temos sempre que pensar em utilizar a
infra-estrutura já existente no cliente, e com certeza estas duas
caracteristicas está presente numa grande maioria de navegadores.

Desta forma existem duas questões que á princípio bloqueiam os riscos de
> segurança:
>
> 1) O Interpretador não responderá à nada que não quisermos, nada que não
> faça parte do perlintro.

Tecnicamente poderia sim, afinal teriamos um compilador Perl no server-side.
Não sei  se é possível  fazer  barreiras de maneira simples  a ser executado
no compilador, por isto devemos criar um ambiente server-side muito seguro.

2) Sem JavaScript habilitado a aplicação simplesmente não funciona -
> experimentem o exemplo do Ruby sem o JS habilitado.

 Isto mesmo, sem alguns dos componentes o sistema não vai rolar.

O que me parece é que o conceito da coisa está saindo de controle -
> Applet, Perl compilado como JS (o que se entendi bem a palestra do
> Flávio sobre Perl6 é possível de ser feito), etc...
>
> A idéia não era simplesmente fazer uma aplicação web que possibilitasse
> ao usuário testar alguns conceitos básicos (perlintro) sem a necessidade
> de ter a linguagem instalada na máquina?
>
> Isto foi apenas uma brincadeira do flávio, não esqueça que ele já está em
2008 ou 2010. Para os problemas de 2006 vamos utilizar as ferramentas
disponíveis.

Solli M. Honório