[Cascavel-pm] Fwd: [PSL-Brasil] Pagar pra quê? Eu uso Linux!

Nelson Ferraz nferraz em gmail.com
Quinta Março 30 10:19:56 PST 2006

Poderíamos pegar uma carona nesse projeto, e popularizar a linguagem perl...

(Na verdade eu acho o projeto tão bom que não deveríamos nos limitar a
perl, mas ensinar diversas linguagens de programação para quem adquire
um micro com Linux -- e tem interesse em aprender a programar, é
claro!)

---------- Forwarded message ----------
From: Charles Pilger <charles.pilger em gmail.com>
Date: Mar 30, 2006 7:02 PM
Subject: [PSL-Brasil] Pagar pra quê? Eu uso Linux!
To: Projeto Software Livre BRASIL
<psl-brasil em listas.softwarelivre.org>, PortoLivre
<portolivre em yahoogroups.com>

Pagar pra quê? Eu uso Linux!
http://www.jornalacidade.com.br/geral/ver_news.php?pid=15&nid=36025
Beatriz Camargo

Graças aos microcomputadores populares, lançados através do programa
"Computador para Todos", o sistema operacional gratuito Linux ganha
maior divulgação no Brasil. Elaborada pelo governo federal, a campanha
de inclusão digital tem exigido que todos os PCs saiam de fábrica com
sistema operacional e softwares de uso livre.
Considerado uma alternativa contra o monopólio da Microsoft, o Linux -
que costuma ser visto com receio por parte de usuários acostumados ao
ambiente Windows - é constantemente defendido por pessoas que já estão
adaptadas ao seu funcionamento.
"Usuários comuns, que realizam principalmente atividades como edição
de textos e e-mails, visualização de páginas web, imagens e slides e
comunicação via mensagens instantâneas, não vêem implicação nenhuma ao
usar o Linux", explica o analista de redes Fabiano Caixeta Duarte.
Recomendação - Há cinco anos utilizando Linux em casa e no trabalho, o
analista recomenda aos novos usuários que utilizem programas que
possuem versões para os dois sistemas operacionais.
"Recomendo para usuários interessados em conhecer o sistema
primeiramente adotarem programas como o OpenOffice, o Firefox, o
Thunderbird, dentre outros. Daí, o uso de Linux (o ambiente em si) não
passa a representar nem 10% da migração", acrescenta.
Entre usuários mais avançados, o Linux tem ajudado a contornar
problemas indissolúveis no Windows.
"Há quatro anos uso o Linux. Tenho instalado no computador de casa e
nos três que ficam no meu trabalho e busco testar tudo o que o sistema
tem pra me oferecer, e um dos benefícios dele é que consigo usar
hardware antigo - o que com as atualizações do Windows fica um pouco
difícil", conta o protético Josimar Garcia.

Em caso de dúvidas, recorra ao suporte

O Serpro (Serviço de Processamento de Dados) do governo, um dos órgãos
responsáveis pelo projeto, alerta aos novos usuários Linux que a
instalação de programas no equipamento comprometem a garantia do
equipamento.
No caso de computadores oficialmente vendidos através do programa
"Computador Para Todos", a empresa fabricante é a responsável pela
assistência técnica ao hardware e o suporte ao pacote de software que
compõem o equipamento por um prazo mínimo de um ano.
Formas variadas - O suporte ao software pode ser realizado de várias
formas. O suporte de disponibilidade tratará todos os problemas
relacionados a disponibilidade dos aplicativos definidos no Projeto,
incluindo instalação e customização e deverá ser realizado por
telefone.
Já o suporte à funcionalidade terá por objetivo, auxiliar o cliente em
atividades básicas de operação de microcomputadores e deverá ser feito
conforme critério do fabricante - telefone ou e-mail, com o limite
máximo de um dia útil para o esclarecimento da dúvida em questão.
A assistência técnica compreende toda a assistência ao usuário final
em relação à instalação, configuração e operação do hardware.
O atendimento presencial (balcão) deverá ser feito quando o problema
não for resolvido mediante atendimento telefônico não alcançar, como
problemas técnicos mais complexos, tanto no âmbito do pacote de
software (disponibilidade) como do hardware.

Charles - charles em pilger.com.br
http://www.charles.pilger.com.br
ICQ 306563363 MSN crpilger em hotmail.com