[Cascavel-pm] Duvida no Perl Monks

FortalNET - CPD - Vlademiro Junior vlj em fortalnet.com.br
Sexta Março 17 03:39:09 PST 2006

Senhores...

As posições estão estremadas demais. No mercado atual existem as duas
possibilidades, tanto a locação com codigo fechado (até com o sistema
expirando de 3 em 3 meses) quanto a venda com fontes e tudo mais. O mais
importante é mantermos uma relação de parceria comprometido com os
problemas do cliente.

O ponto chave é não buscar a diferença do seu serviço para os demais
apenas no preço, mas na qualidade do mesmo. Deixa de ser apenas tecnica
para ser principalmente humana.

[]'s
Vlademiro Junior

-----Original Message-----
From: cascavel-pm-bounces+vlj=fortalnet.com.br em pm.org
[mailto:cascavel-pm-bounces+vlj=fortalnet.com.br em pm.org] On Behalf Of
Frederico Bohne Espinosa
Sent: sexta-feira, 17 de março de 2006 06:47
To: lgbassani em terra.com.br; Cascavel Perl Mongers
Subject: Re: [Cascavel-pm] Duvida no Perl Monks

	Luciano,

	Ótimo relato. É com o conhecimento de 'cases' como esse que
separamos o joio do trigo. É reconfortante saber que existe bom senso em
nosso meio.
	Nossa área (principalmente em suporte e programação), a
proliferação de aventureiros cresceu muito com o advento da Internet.
Muita informação disponível, mas pouca experiência - e principalmente
humildade - para lidar com este conhecimento todo. Acho que o mercado
(clientes) está aprendendo com os seus erros e descartando os
embusteiros
que se dizem 'webdesigners' e 'programadores', só porque desenvolveram
um
sistema com código copiado da rede.
	Vejo isso onde eu trabalho. Equipes de desenvolvimento que
sequer
chegaram perto de modelagem de dados, antes de colocarem a mão na massa.
Noções de gerência de projeto, nem pensar.
	Apesar disso, creio estarmos novamente crescendo em qualidade e
não mais em quantidade.

						Bohne

--
+==========================+=========================================+
| Frederico Bohne Espinosa | Analista de Suporte Unix                |

Em Thu, 16 Mar 2006, Luciano Giordani Bassani escreveu:

  > Não vejo nada de errado nisso. Se eu pensasse que isso fosse errado,
jamais utilizaria software livre.
  > Empacotar e vender software requer uma estrutura muito grande, e a
não ser que tu sejas um Bill Gates da
  > vida, que consiga vender "gato-por-lebre", em pouco tempo a tua
empresa vai falir.

  > Graças a Deus eu não sou burro e consigo pensar e desenvolver sempre
coisas novas, pq se eu fosse querer
  > inventar um software revolucionário e viver só vendendo caixinha, eu
iria acabar como muito dos nossos
  > concorrentes: FALIDOS.
  >
  > O que a empresa em que eu trabalho faz é vender serviços. O cliente
nos contrata, pede para
  > desenvolvermos algo. A gente faz. O que o nosso cliente vai fazer
com o que a gente desenvolveu é um
  > problema só dele. E os nossos clientes sempre sabem que podem contar
conosco, pq não somos uma
  > "sangue-suga", mas sim um parceiro.
  >
  > Atualmente o nosso maior cliente, começou com um sisteminha em MS
Access que a gente fez, mas em pouco
  > tempo a gente absorveu todo o desenvolvimento de software deles, e
atualmente ganhamos muito mais
  > dinheiro com eles, graças a nossa política de vender software como
serviço.

  > E sabe como tudo começou? Começou pq eles tinham uma outra empresa
que desenvolvia um portal para eles.
  > Eram um portal daqueles bem comunzinhos, usando phpnuke um pouco
modificado, etc e tals. A empresa que
  > desenvolvia isso para eles era de um pessoal que vivia tentando
deixar eles cada vez mais dependentes.
  > Chegou ao cúmulo de que se eles quizessem trocar o título de uma
matéria ter que chamar os caras para
  > fazerem isso, de tanta complicação que eles colocavam no sisteminha
de php deles... Até que um dia eles
  > encheram o saco da tal empresa e procuraram um novo desenvolvedor.
Como eu disse antes, a gente já tinha
  > o sisteminha em MS Access 97 daí eles pediram para a gente mandar
uma proposta para eles.

  > Apresentamos uma proposta que a gente dizia: "vamos refazer o portal
usando tecnologias mais simples, mas
  > robustas, que vcs vão poder fazer o que quiser, vão ter total acesso
as modificações e melhorias, pois
  > vai ser quase tudo em html, além disso vcs não vão ter que gastar
rio-de-dinheiro com um servidor novo. A
  > gente vai cobrar tanto para desenvolver isso, e depois, caso vcs
queiram alguma melhoria a gente cobra
  > por hora, a não ser que vcs prefiram fazer um contrato de manutenção
conosco".

  > Eles aceitaram a proposta, não fizeram contrato de manutenção
(apenas nisso, pois temos contrato de
  > manutenção em outras coisas) e mesmo assim estamos ganhando uma boa
grana com eles, pois todo mês eles
  > pedem coisas novas para nós. Acabamos implementando outros portais
para eles usando a mesma tecnologia e
  > eles sempre estão pedindo coisas novas. Além disso, a equipe de
desenvolvimento deles NOS AMAM e sempre
  > dizem que é uma maravilha trabalhar com a gente. Já teve gente
querendo entrar neste negócio cobrando
  > menos do que a gente cobra, mas o pessoal da "base" não aceita
negociar isso, pq muitas já tiveram que
> [...]
  >
  > Logotipo foi forma de expressar... sugiro que qnto + personalizavel
um
  > programa.. melhor ele sera.
  >
  > O problema é mais embaixo... o problema é ele utilizar a sua logica
e copiar
  > pro programa dele.. ou alterar algumas coisas que você levou anos
pra
  > implementar e simplesmente usar na dele sem você saber... e nao ha
como
  > saber mesmo.
  >
  > Bom... a questao eh simples...
  >
  > Conhecer concorrentes? Tambem nao vem ao caso.

Se