[Cascavel-pm] Duvida no Perl Monks

Lorn lorn.br em gmail.com
Quarta Março 15 12:09:14 PST 2006

On 3/15/06, Nilson Santos Figueiredo Junior <acid06 em gmail.com> wrote:

> [...]
> possuem uma lista de emails.
>
> Portanto, se alguém é um membro ativo de um grupo PM (como pode-se
> concluir pela citação explícita do grupo) é razoável pressupor que ele
> mantém contato (técnico) com outros membros do mesmo grupo de forma
> relativamente fácil.
>
> Aqui nessa lista de discussão, esse tópico já foi discutido várias
> vezes. Se você tivesse procurado nos arquivos da lista, teria
> encontrado respostas muito mais elaboradas. Além disso, se tivesse
> procurando no próprio PerlMonks teria encontrado respostas muito mais

Eu fiz essa pergunta no perlmonks, e não aqui porque gostaria de testar o
perlmonks, já me disseram que você posta uma duvida e depois de pouco tempo
já tem varias respostas e coisas do genero, fiquei na duvida entre mandar lá
ou aqui, e pra testar e usar mais, resolvi mandar lá.

> 2) Na primeira resposta, o cara me perguntou porque eu estava usando
> perlcc,
>
> Isso está "errado" em vários níveis diferentes.
>
> A começar pelo mais óbvio: perldoc perlcc
>
>        The code generated in this way is not guaranteed to work. The whole
>        codegen suite ("perlcc" included) should be considered very
> experimen-
>        tal. Use for production purposes is strongly discouraged.

Eu realmente não sabia tudo isso do perlcc, eu peguei o bonde andando aqui
na empresa eles já usam o dito programa com perlcc, não sabia que ele foi
descontinuado.

O outro problema é que perguntar como esconder o código em uma
> comunidade baseada em ferramentas open-source é quase uma ofensa. E as
> pessoas entendem assim (eu não tenho certeza, mas suponho que você
> tenha "ganhado" vários -- nesse node). Boa parte dos PerlMonks vivem
> de dar manutenção em sistemas de outras empresas, como consultores. A
> última coisa que eles iriam querer ver seria um código obfuscated na
> hora da manutenção.

Como eu disse no node, a empresa vendeu a tecnologia não o programa, e não
foi minha decisão de vender com ou sem o codigo fonte, eu acredito que todo
mundo que trabalha com linux/perl/ software livre em geral, tenha esse
problema com a empresa.

Isso torna mais grave o ponto 1. Quando você cita publicamente que faz
> parte de um grupo, as pessoas podem razoavelmente pressupor que você
> representa um pouco daquele grupo (a não ser que seja deixado
> estritamente claro o contrário).

Adicionarei um IMHO na minha assinatura ;)

Por fim, é fato amplamente sabido de que é impossível esconder de
> [...]
> forma mais próxima é o perlcc, que não funciona direito e foi
> descontinuado. A outra forma é utilizando PAR ou PerlApp do Perl Dev
> Kit da ActiveState. Mas com um pouquinho de esforço você consegue
> "quebrar" esses esquemas também.

> Eu. Você poderia ter me perguntado pelo próprio PerlMonks que eu
> responderia.
>
> Na verdade existe um certo problema ético em publicar *mensagens
> privadas* em algo público sem previamente consultar a "outra parte".
> Teria sido mais educado se simplesmente tivesse escrito "alguém me

Nessa parte voce tem razão, isso eu errei,  mas não sabia que tinha  como
enviar mensagens particulares no perlmonks, eu não acessei os seus modulos
no cpan por isso não percebi que acid06 era você.

> PS: sim sim, meu ingles é péssimo, mas não acho que seja isso.
>
> Não, não era isso. O problema é que, infelizmente, numa das últimas
> vezes em que apareceram brasileiros com inglês péssimo por lá, foi
> procurando formas de esconder o código fonte.

gostei da tiradinha ;) muito bem pensada :P
bom chega de discussões que não tenha codigo em perl envolvido, minhas
duvidas foram esclarecidas.

-Nilson Santos F. Jr.

Lorn
- Slackware Linux