[Cascavel-pm] TRADUCAO: dica de link

"Er Galvão Abbott - PortoAlegre.pm" pmpoa em galvao.eti.br
Terça Março 7 13:07:11 PST 2006

Solli Moreira Honorio wrote:

> Acho que podemos resolver este problema de uma maneira muito simples.
> Verificar a existência da palavra no dicionário e a recomendação de
> uso. Se o dicionário possuir a palavra com recomendação de uso, não
> temos o que discutir. Eu recomendo o Houaiss.
Depende. Existir no dicionário não significa que o seu uso será útil. A
palavra além de existir deve ser de uso comum em documentos de mesma
natureza que os nossos, senão perde o sentido.
> Não é possível traduzir, pois 'adopter' (assim como adjetivo e
> substantivo) não existe no dicionário em inglês. Existe sim 'adopt',
> como verbo. Mas numa livre tradução teriamos 'adotante precoce'
E que tradução terrível. Solli você há de convir que são termos
horríveis para utilizar em qualquer tipo de tradução. Neste caso deve-se
inclusive, creio eu, buscar por palavras que façam o mesmo sentido,
mesmo que não sejam as mais adequadas. Por isso é que repito pela
milionésima vez: bom-senso!

> 1. Mas classificada como uso imprório e recomendado a utilizar a
> palavra 'apagar';
> 2. ing. (/to/)/ delete/ (sXVI) 'apagar, remover, suprimir', der. do
> radical latim de /deletum/, supn. do v. /delére/ 'destruir, apagar,
> suprimir'

E vocês acreditam REALMENTE que usar "deletar" é um crime tão hediondo?
Pelo amor de deus, gente...

Galvão