[Cascavel-pm] TRADUCAO: dica de link

Terça Março 7 08:48:53 PST 2006

Bom..

deletar vem do latim "delete", de onde o portugues se originou.

Acho q eh retroceder o uso de debugar inves de depurar.

Existem coisas que vem para o bem.. outras nem tanto hehe.

Gabriel Vieira

- Membro Sociedade Perl Brasil
http://www.perl.org.br/
- dsgX Network Solutions
http://www.dsgX.org/
----- Original Message -----
From: "Nilson Santos Figueiredo Junior" <acid06 em gmail.com>
To: "Cascavel Perl Mongers" <cascavel-pm em pm.org>
Sent: Tuesday, March 07, 2006 1:40 PM
Subject: Re: [Cascavel-pm] TRADUCAO: dica de link

On 3/7/06, Alceu R. de Freitas Jr. <glasswalk3r em yahoo.com.br> wrote:
> Quantos aos neologismos, eu me recuso a utilizá-los.
> Ou traduzimos para o português ou mantemos o termo em
> inglês (e em itálico). Se esses neologismos fazem
> parte do vocabulário, é algo triste de se ver e não é
> nem questão de patriotismo: é ignorância.

O Português do Brasil foi uma língua formada a partir de neologismos.
"Você" há 200 anos atrás era um neologismo.

O "neologismo" é o processo responsável pela evolução do idioma e
adaptação do mesmo ao tempo presente. O mais importante de tudo é que
isso segue aquela velha filosofia Borg: "Resistence is futile".

Ser um "early adopter" ( traduza isso sem perder o sentido! ;-) )
desses termos é permanecer na vanguarda da linguagem porque,
independente da vontade de qualquer pessoa, o que vira o padrão é o
que a maioria usa. E é assim que deve ser, pois a língua é a forma das
pessoas se expressarem. Portanto, nada é mais natural do que a
utilizarem da forma que acharem mais natural.

E mesmo num ambiente extremamente conservador como é o encontrado por
aqui nesse aspecto, palavras como "deletar" já foram incorporadas à
dicionários. Claro que estamos a anos-luz de distância de alguns
dicionários americanos que já têm definição para termos como
"podcast". Mas já é *algum* começo.

-Nilson Santos F. Jr.