Re: [Cascavel-pm] [OFF-TOPIC] Linux deve seu sucesso às corporações, diz Oracle

Sexta Março 3 10:34:46 PST 2006

On 3/3/06, Alceu R. de Freitas Jr. <glasswalk3r em yahoo.com.br> wrote:
> Isso é verdade de uns 5 anos para cá (talvez menos).
> Se você considerar que o Linux já existe a uns 10...

Que foi exatamente quando a batalha entre sistemas operacionais se
acirrou e foi o que garantiu a sobrevivência do Linux como um sistema
viável para grandes corporações.

Para você ter uma idéia de como isso é verdade, o FreeBSD é um sistema
muito mais capaz do que Linux para servidores. Mas qualquer grande
empresa que use sistemas OSS, muito provavelmente, estará usando RHEL,
simplesmente por ter uma empresa por trás para garantir o suporte.
Para quando der algum problema, ter alguém pra culpar.

> Cara, o Eclipse não é metade do que se fala dele. É
> útil... sim, é. Mas tem bugs horríveis. E IDE's boas
> para desenvolvimento já existem há anos (vide Borland
> e Microsoft).
> A grande diferença do Eclipse é o marketing envolvido.

Eu, particularmente, odeio o Eclipse. Eu concordo plenamente com você.
E é mais uma prova da diferença que marketing faz.

> E é por isso que o mundo está indo para a m... por
> causa do dinheiro. Mas isso já é um ponto bastante
> distante do tópico.

Sim. E há controvérsias. ;-)

> Então aqui vai uma novidade para quem não sabe: a
> receita da Oracle vendendo licenças da base de dados
> já não é mais aquela. Já escutei isso de
> ex-funcionários da Oracle. E a Oracle não comprou a
> Siebel e outros grandes jogadores no mercado de CRM à
> toa.

Claro que o Oracle está em declínio. Com o advento do PostgreSQL e o
MySQL 5 se tornando um semi-enterprise-class RDBMS a competição em
ambiente Linux fica mais acirrada. Por outro lado, o MSSQL Server vem
ganhando market-share.

Por fim, existe o preço astronômico do Oracle. Como eles esperam
sobreviver com esse mdoelo de negócios?

> Concordo com você parcialmente nisso. O que Perl
> precisava é visibilidade no mercado. Não existe
> grandes empresas por trás do Apache, por exemplo.
> Grandes empresas, nesse sentido, digo empresas que
> injetam $$$ para que o software tenha mais recursos.

Não existem grandes empresas por trás do Apache?
Erm... HP, IBM e Sun?

Além disso o Apache teve aquela sorte de estar na hora certa no lugar
certo. Quando ele surgiu, ele simplesmente se tornou o de-facto
standard pra servidores web. Mal existiam alternativas. Muito depois
que o IIS foi ganhar market-share.

> Como eu já disse anteriormente... esse cara é um
> medíocre. Ele fala sobre "romantismo" mas eu tenho uma
> revista da Oracle sobre minha mesa que fala de
> implantações do Oracle 10 usando EXATAMENTE desse
> romantismo.

Por isso eu não sei o que esse cara estava na cabeça quando disse
isso. É o tipo de coisa que ele não deveria levar ao pública já que
mancha a imagem da empresa.

-Nilson Santos F. Jr.