Re: [Cascavel-pm] [OFF-TOPIC] Linux deve seu sucesso às corporações, diz Oracle

Sexta Março 3 10:12:50 PST 2006

--- Nilson Santos Figueiredo Junior <acid06 em gmail.com>
escreveu:

> Você usa Linux?
> O kernel do Linux é praticamente todo mantido por
> desenvolvedores
> pagos pela IBM. O Linus Torvalds vive de dinheiro
> dessas empresas (e
> mais outras).

Isso é verdade de uns 5 anos para cá (talvez menos).
Se você considerar que o Linux já existe a uns 10...

> Pra quem desenvolve em Java (ou mesmo
> em Perl, usando o
> EPIC) o Eclipse foi desenvolvido pela IBM.

Cara, o Eclipse não é metade do que se fala dele. É
útil... sim, é. Mas tem bugs horríveis. E IDE's boas
para desenvolvimento já existem há anos (vide Borland
e Microsoft).

A grande diferença do Eclipse é o marketing envolvido.

> Acho que você não entendeu realmente o ponto do
> discurso dele. O que
> ele disse nas entrelinhas é que a "comunidade
> open-source" é algo
> muito bonito e tudo mais, mas o que move o mundo
> mesmo é dinheiro.

E é por isso que o mundo está indo para a m... por
causa do dinheiro. Mas isso já é um ponto bastante
distante do tópico.

> Em
> outras palavras, não faz a menor diferença pra eles
> se a "comunidade
> open-source" o recebe de braços abertos ou não pois
> os produtos da
> Oracle não são direcionados pra comunidade
> open-source. Provavelmente,
> a única motivação para que eles tenham investido em
> Linux é que seria
> uma plataforma mais barata para deployment dos
> produtos Oracle e,
> assim sendo, o custo total de adoção das tecnologias
> [...]

Então aqui vai uma novidade para quem não sabe: a
receita da Oracle vendendo licenças da base de dados
já não é mais aquela. Já escutei isso de
ex-funcionários da Oracle. E a Oracle não comprou a
Siebel e outros grandes jogadores no mercado de CRM à
toa.

A Oracle começou, também, a ser ver ameaçada por base
de dados implementadas em código livre, como MySQL e
PostgreSQL. Detalhes técnicos à parte, não é qualquer
empresa/empreendimento que necessita de todos as
facilidades que o Oracle oferece e você não encontra
em BD livres.

Hoje você faz download gratuíto do Oracle 10 e pode
usar à vontade. Ele tem limitações, mas para empresas
pequenas uma base de dados de 4GB de tamanho já está
bom.

> Esse é um dos
> problemas sofridos por Perl, por exemplo. Não
> existem grandes empresas
> por trás e isso faz com que, automaticamente, seja
> difícil vender o
> nosso peixe no mercado. Já com Java, por exemplo,
> isso não acontece,
> porque temos a Sun, a IBM e a própria Oracle
> apoiando.

Concordo com você parcialmente nisso. O que Perl
precisava é visibilidade no mercado. Não existe
grandes empresas por trás do Apache, por exemplo.
Grandes empresas, nesse sentido, digo empresas que
injetam $$$ para que o software tenha mais recursos.

> Claro que eu não sei aonde esse cara da Oracle
> estava com a cabeça ao
> falar isso tudo publicamente, porque, obviamente,
> iria ser uma grande
> mancha na reputação deles.

Como eu já disse anteriormente... esse cara é um
medíocre. Ele fala sobre "romantismo" mas eu tenho uma
revista da Oracle sobre minha mesa que fala de
implantações do Oracle 10 usando EXATAMENTE desse
romantismo.

[]'s

Alceu Rodrigues de Freitas Junior
glasswalk3r em yahoo.com.br