[Cascavel-pm] Perl e o FISL

Quarta Março 1 17:11:19 PST 2006

Apoiado companheiro!

Percebi o mesmo quando olhei o cronograma da FISL.

Mas não me sinto muito a vontade de debater, por eu não fazer parte do
'grupo' de palestrantes, não fazer palestras (espero fazer um dia...), e nao
'ajudar' (pelo menos diretamente) no quesito 'palestras'. hehe

Mas fiquei com essa duvida tambem.. veremos as respostas.

----- Original Message -----
From: "Breno G. de Oliveira" <breno em clavis.com.br>
To: "Cascavel Perl Mongers" <cascavel-pm em pm.org>
Sent: Wednesday, March 01, 2006 9:44 PM
Subject: [Cascavel-pm] Perl e o FISL

Pessoal,

estava olhando a lista preliminar de palestras do FISL e fiquei chocado:
não há *NENHUMA* palestra sobre Perl!

Procurando na grade achei a seguinte "concorrência":

Java:
-----

-Produtividade Máxima: Java? Ruby??
-FUMIGANT - Geração de código utilizando Java e software livre
-Java Finite State Machines via Web Services
-tem uma seção inteira só para o "Encontro Javali" (hoje está vazia, mas
o link está lá!)

Python:
-------
-4º encontro da comunidade Python/Zope/Plone
-Plone no Desktop: Integração com Nautilus utilizando Python
-Resolvendo Quebra-Cabeças com Python
-Python: Cabe no seu bolso, no seu micro, no seu cérebro!
-Best practices for Python GUI development

Pra não dizer que não havia nada, temos apenas a palestra do Mago:

- O Portal do Monastério, como se tornar um Monge Perl

que naturalmente não está enquadrada em desenvolvimento, mas em
"comunidade, filosofia e cultura livre". Lógico que eu não duvido da
habilidade que o Mago tem em "puxar a sardinha" pro lado do Perl, mas
não temos nenhuma palestra técnica sobre a linguagem! Como os
desenvolvedores, curiosos e outros vão ver o Perl? Como traremos a
visibilidade que tanto desejamos para o Perl?

Estaria eu olhando no lugar errado? Alguém enviou material e foi
recusado? Se sim, qual a justificativa? Como podemos trabalhar para que
no próximo FISL tenhamos tantas palestras sobre Perl que eles pensem até
em criar uma seção exclusiva para nós?

Enfim, estou indignado, queria desabafar um pouco e saber a opinião de
vcs ;)

[]s

breno

PS: Só pra constar, há ainda uma palestra chamada:

"Ferramentas de software livre ou código aberto para bioinformática"

cujo palestrante é do LNCC. Fora a fama de Perl com bioinformática,
felizmente sabemos que no LNCC todos (ou quase todos) os sistemas são
feitos em ou utilizam Perl de alguma forma, o que sugere que o Perl será
mencionado (embora não tenha visto nenhuma menção na descrição detalhada
da palestra). E talvez haja alguma menção do Perl em outras palestras
também, mas sempre fora do tema. Será que podemos esperar tanta
evangelização através de palestras indiretas? Eu lembro que na palestra
do Lance Spitzner no I SegInfo ele disse que nunca se dedicou à
programação, mas que arranhava um pouco de Perl. Eu vibrei na hora, mas
foi uma declaração tão rápida que não deve ter sido percebida pelos de
ouvido pouco treinado. No último FISL dei uma palestra sobre o Labrador
e mencionei o Perl várias vezes, inclusive pq grande parte das
funcionalidades do Labrador se devem ao Perl. Mas mesmo assim não pude
me dedicar ou me aprofundar no tema, pq fugia do escopo da palestra.

Precisamos de mais palestras de Perl!!! ;)