[Cascavel-pm] Getopts

Quarta Junho 28 10:02:25 PDT 2006

--- Patty Silva <ptfzs em yahoo.com.br> escreveu:

> Pessoal.. alguem usa o getopts??
>  estou tentando usa-lo porem quando a pessoa nao
> digita nenhuma opcao ele nao mostra erro..
>  alguem saberia ??

Você que tem que controlar isso. Como você não
especificou qual módulo está usando (você podia ter
postado seu código né?) vou assumir que está usando
Getopt::Std. Se você fizer assim:

getopts('oif:', \%opts);

O que o usuário digitar será criado como um chave do
hash %opts. Se você usar a função keys no hash e
verificar por retorno igual a zero, você poderá
colocar uma mensagem de erro usando warn ou die, por
exemplo.

Antes que você pergunte, mais uma informação útil da
documentação:

"The getopts() function is similar, but you should
pass to it the list of all switches to be recognized.
If unspecified switches are found on the command-line,
the user will be warned that an unknown option was
given."

[]'s

Alceu Rodrigues de Freitas Junior
glasswalk3r em yahoo.com.br