[Cascavel-pm] como identificar o Sistema Operacional

Luis Motta Campos monsieur_champs em yahoo.com.br
Quarta Junho 28 04:04:52 PDT 2006

fernandolouis em terra.com.br wrote:
> Estou querendo separar os usuários de acordo com o sistema
> operacional, porque utilizo ActiveX para pegar o endereço MAC da
> placa de rede. E activeX só funciona para windows. Aí se for linux me
> script cgi vai direcionar para fazer outros testes.

  ActiveX é o Mal. Cuidado com o Mal. ActiveX é o Mal... Cuidado...

  Agora, fora de brincadeira: eu não sei o que você está fazendo, mas,
se for realmente necessário capturar o IP address do cliente, e se você
estiver falando de uma intranet, pode tentar usar apenas o ambiente que
o webserver disponibiliza. Entre outras informações, o IP address deve
estar listado.

> Mas então se o User Agent não pode dar informação falsa, então não há
> 100% de certeza para saber o Sistema Operacional do cliente web?

  Isso é uma premissa da especificação da WWW. Você não tem direito a
saber mais do que o cliente estiver disposto a te contar... :-)

> A linguagem perl tem um leque muito grande de caminhos para um
> problema, acredito que deva exister uma maneira 100% certa.

  Isto é meio que uma "regra de negócio" da linguagem.

  Temos até um lema: "TIMTOWTDI" ou, "There Is More Than One Way To Do
It" (Há Mais Um Jeito De Fazer Isso).