[Cascavel-pm] dúvidas com relação ao Maypole (e Class::DBI e Template Toolkit)

Segunda Junho 26 13:20:34 PDT 2006

--- Nilson Santos Figueiredo Junior <acid06 em gmail.com>
escreveu:

> Maypole é antigo, pouco flexível e semi-abandonado.
> Use o Catalyst, que foi evoluído a partir do Maypole
> há muito tempo atrás.

Eu li um artigo introdutório sobre Catalyst e ele fala
que esse framework é mais flexível do que o Maypole e
permite criar websites que façam mais do que trabalhar
com um BD. Quando eu li isso eu deixei de lado, porque
trabalhar com um BD é justamente o que preciso.

> Se você não souber nada, o conceito de mapeadores
> objeto-relacional é
> bem simples e fácil de aprender. Quando eu fui
> aprender, meu maior
> problema foi o Template::Toolkit mesmo, porque a
> parte do Catalyst
> também foi bem fácil.

Particularmente eu não gosto de mapeadores: prefiro
trabalhar com DAO. Os mapeadores são úteis quando as
queries são simples: se você começa a complicá-las,
ele começa a ficar lerdo. Não dá para usar alguns
truques "sujos" de SQL usando código nativo do BD
também (ou dá e não estou sabendo?).

Já o TT... julgando pelo livrão publicado da O'Reilly
ele deve fazer até café! :-)

> O Catalyst é mais interessante porque ele suporta
> várias Views
> diferentes sem muito esforço então, você poderia
> utilizar o Mason ou
> até mesmo o HTML::Template que você já conhece
> (apesar dele ser
> bastante inflexível e algo como TT ou Mason serem
> altamente
> recomendados).
>
> www.catalystframework.org

Valeu pelas informações Nilson. Eu não sou um
programador Perl/web peso-pesado, então nunca senti
necessidade de usar algo mais complexo (e com mais
recursos, acho que o primeiro é sempre decorrência do
segundo) do que o HTML::Template.

Eu realmente preciso fazer um website simples e tempo
é um recurso escasso: é como se eu tivesse que
aprender a operar um canhão para matar um pardal.
Talvez no futuro eu decida dedicar algum tempo para
aprender essa tríade.

[]'s

Alceu Rodrigues de Freitas Junior
glasswalk3r em yahoo.com.br