[Cascavel-pm] dúvidas com relação ao Maypole (e Class::DBI e Template Toolkit)

Segunda Junho 26 12:43:59 PDT 2006

On 6/26/06, Alceu R. de Freitas Jr. <glasswalk3r em yahoo.com.br> wrote:
> Estou precisando escrever uma aplicação web simples,
> com aquele velho acesso de select/update/delete...
> andei olhando por aí e o Maypole parece ser perfeito
> para isso.

Maypole é antigo, pouco flexível e semi-abandonado.
Use o Catalyst, que foi evoluído a partir do Maypole há muito tempo atrás.

É bem tranqüilo de aprender se você já for familiar com Template
Toolkit e mapeadores objeto relacional (em particular, o DBIx::Class,
que é um ORM feito justamente para suprir as deficiências do
Class::DBI).

Se você não souber nada, o conceito de mapeadores objeto-relacional é
bem simples e fácil de aprender. Quando eu fui aprender, meu maior
problema foi o Template::Toolkit mesmo, porque a parte do Catalyst
também foi bem fácil.

O Catalyst é mais interessante porque ele suporta várias Views
diferentes sem muito esforço então, você poderia utilizar o Mason ou
até mesmo o HTML::Template que você já conhece (apesar dele ser
bastante inflexível e algo como TT ou Mason serem altamente
recomendados).

www.catalystframework.org

Aliás, hoje saiu uma versão nova de desenvolvimento do Catalyst e do
DBIx-Class com alguns recursos legais.

-Nilson Santos F. Jr.