[Cascavel-pm] Perl realmente deixou de ser uma ferramenta útil?

Luis Motta Campos monsieur_champs em yahoo.com.br
Terça Junho 6 17:02:29 PDT 2006

Alceu R. de Freitas Jr. wrote:
> [...]
> Oracle Develop participant, you'll advance your
> development skills and expand your knowledge over the
> course of three days, while attending scores of
> expert-led, in-depth technical sessions, hands-on
> labs, advanced how-tos, and detailed tutorials. "
>
> Vocês viram Perl ser citado nessa lista? Não seria
> surpresa nenhum ver Java sendo citado como solução
> opensource (afinal o código desta linguagem foi
> recentemente aberto) mas confesso que ver PHP e
> Groovy, linguagens scripts muito mais novas que Perl,
> aparecerem como soluções "recomendadas".

  Calma aí com esta história do Java "Open-Source".
  Eles disseram que pretendem, mas ainda não sabem como.
  Eu não vi fonte nenhum para entrega no website da sun, recentemente.
  Também quero saber que tipo de licensa "open-source" eles pretendem
usar. Licensas que permitem que se leia o fonte e não o alterem sem que
a sua alma seja automaticamente vendida para o demônio nunca
interessaram para a comunidade e normalmente é aqui que o pessoal "peca"
mais.

  Vamos esperar para ver.
  E ver para crer.
  Por enquanto, quer a Oracle goste ou não, somos úteis, fortes e temos
muita entrada em lugares onde bancos de dados são gerenciados por
pessoal sério e competente.

> Alguém com mais experiência em Oracle + Perl poderia
> comentar um pouco mais sobre isso? Existe mercado para
> essa dobradinha?

  Acho que eu posso comentar, certo? Parece que tenho as "competências"
necessárias... ;-)

  Acho que é desnecessário falar em "mercado" para a dobradinha Perl +
Oracle: basta citar que o DBI só existe por causa dela (e que o Tim
Bunce, inventor do DBI, trabalha ainda hoje com isso).

  Também tem um outro aspecto: quando Oracle deixar se suportar
oficialmente o Perl, vai perder MUITO mercado para uma outra dobradinha
que, aqui na Europa, é fortíssima especialmente nos bancos: Perl +
Sybase. Dá para ganhar fortunas programando Perl sobre Sybase...

  Espero não ter me excedido muito.