[Cascavel-pm] Sugestão: preparar programadores p/ o Perl 6

Breno G. de Oliveira breno em clavis.com.br
Domingo Julho 30 18:55:08 PDT 2006

Shadow Elf wrote:
> Ai na minha opinião... a Perl eh uma excelente linguagem... não deve
> nada as outras...
> a Perl sem duvidas eh a melhor linguagem na minha opinião e ninguem
> vai me fazer mudar de ideia...
>
> A negocio estah es cemos bons no que fazemos não importa o que os
> outros digam ou pensem...

Acho que nem o Nilson nem ninguém dessa lista duvida disso. Mas concordo
plenamente com o que ele disse: mudar de nome na versão 6 seria a melhor
estratégia de marketing - os antigos programadores fariam um simples
s/Perl/Novo_Nome/g; e os novos olhariam para ela com outros olhos. É
triste mas é verdade, nossa sociedade vê a idade como um sinal de
ultrapassado e obsoleto, e não de sólido e experiente, e esse é um
problema para o Perl. Do meu ponto de vista, Perl poderia ter mudado de
nome desde a versão 5, e seria uma ótima estratégia de marketing naquela
época também.

No entanto, como vc explicitou tão bem, não é o marketing que move nossa
comunidade. Programadores profissionais acabam sofrendo com isso, mas a
verdade é que Perl sempre foi a linguagem feita pensando apenas no lado
prático, mudando o que precisa ser mudado para tornar "coisas simples
simples e coisas complicadas possíveis", sem se preocupar tanto com o
que "vende" ou com a moda da vez.

Talvez falte ao Perl um bom marketeiro, alguém preocupado apenas com a
imagem da linguagem, para garantir uma maior adoção da mesma, o que
certamente é benéfico em todos os sentidos. A "falácia da ratoeira" é o
melhor exemplo disso e está presente em muitos livros de empreendimento.
Ela é um dos maiores motivos pelo qual negócios vão a falência, e diz
que se alguém criasse a melhor ratoeira do mundo e a colocasse à venda
na própria casa, em algum lugar longínquo e de difícil acesso, sem fazer
grandes propagandas, eventualmente alguém se encantaria e passaria a
informação adiante, e aos poucos o mundo abriria uma grande rodovia até
a casa do sujeito e todos iriam felizes comprar a ratoeira, fazendo dela
um grande sucesso. Talvez essa seja a principal crítica dos que dizem
que falta ao Perl uma grande empresa, pois grandes empresas nunca fariam
um investimento como esse sem uma grande estratégia de marketing por
trás (vide Sun/Java e Microsoft/.NET).

Mas se não temos uma grande empresa, temos uma das comunidades de
desenvolvedores mais significativas do mundo, e no meio dela deve
existir alguém disposto a tomar essa frente. Não sei até que ponto essa
questão seria levada à frente (se é que já não foi descartada), mas sem
dúvida nos faz pensar. Hoje, infelizmente (ou felizmente, do ponto de
vista de tantos outros), o círculo tomador de decisões acerca do Perl é
composto de desenvolvedores, que mantém as idéias originais (e até um
tanto "xiitas") do Larry Wall, idéias essas que aprendemos a gostar -
umas mais do que outras, naturalmente - sendo a principal a de que o
Perl é uma ferramenta para resolver problemas, e não tem o menor
interesse em disputar a fama com outras linguagens - mesmo que tenha o
potencial para vencer de lavada.

[]s

breno