[Cascavel-pm] P?rolas de programa??o

Nilson Santos Figueiredo Junior acid06 em gmail.com
Sábado Janeiro 28 09:40:07 PST 2006


Sinceramente.
A melhor sugestão que eu te dou é: tente procurar um novo emprego.

-Nilson Santos F. Jr.

On 1/28/06, Eduardo Maia <maia em suaweb.com> wrote:
> Amigos,
>
> Há umas semanas, conversamos sobre aplicativo Perl com DBD::Oracle, que surgiu uma ordem da Direção de TI que este fosse traduzido para VB 6.  Alguns monges alertaram sobre o fato de que eu deveria esclarecer as vantagens do Perl sobre o VB para a Direção de TI. Vou falar um pouco sobre esta direção:
>
> 1. Coordenou equipe de programadores no desenvolvimento de aplicações web, onde todos os htmls e asps executavam VBScript no lado do cliente. Após 3 anos de desenvolvimento, notaram que somente o IE interpreta VBScript, e então fui contratado para traduzir tudo para JavaScript, para tornar compatível com os demais browsers.
>
> 2. O diretor de TI em pessoa implementou um sistema de encriptação de dados "na mão": ele envia username e senha (via xmlhttp / método get) de forma descriptografada para um ASP que, executando no servidor, retorna username e senha codificados, para então o formulário ser postado. É mais seguro assim!
>
> 3. Quando critiquei esse método, ouvi da própria direção as seguintes perguntas:
> - "o que é RSA?"
> - "o que é SSL?"
> - "por que que a gente precisa pagar por um certificado?"
>
> 4. Suponhamos uma função que retorne um combobox. Isso não existe, o que existe são diversos ASPs que são carregados via xmlhttp. Se a página tem 50 combos, são abertas 50 conexões com o IIS, cada uma para carregar um combo. Por quê? Desempenho, assim é mais otimizado!
>
> 5. O banco de dados do Oracle praticamente não tinha FK, nem PK, nem not null. Algum programa estava inserindo null em um campo que não podia ser null, causando diversos problemas. Quando falei "vou botar um not null nesse campo", fui repreendido pelo Diretor de TI: "não, isso vai deixar a tabela muito pesada, eu fiz isso uma vez e o desempenho caiu muito".
>
> 6. Páginas que possuem formulários (quase todas) possuem funções em VBScript, interpretadas pelo browser, para montar querystring, e mudar o location para aquela querystring que a função montou. Não era sabido que quando se submit um form de método get, o próprio navegador monta a querystring.
>
> Como pode um diretor de TI assim? Simples: ele é filho do dono da empresa.
>
> Vcs acham que tem como falar sobre Perl?! Pô, eu acho que não, acho que é tentar vender carro importado para quem ganha salário mínimo.
>
> Abraços aeee!
> _______________________________________________
> Cascavel-pm mailing list
> Cascavel-pm em pm.org
> http://mail.pm.org/mailman/listinfo/cascavel-pm
>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Cascavel-pm